Os moradores e empresários da região central de Porto Seguro aderiram e estão entusiasmados com o Programa Calçada Cidadã, inciativa da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Porto Seguro, que prevê a padronização das calçadas por todo o município.
O projeto começou com uma campanha educativa, há cerca de 90 dias, informando aos proprietários que adequassem as calçadas. "Sentimos uma receptividade muito boa dos donos dos imóveis em ruas de bastante movimento no Centro da cidade. E já estamos comemorando os resultados junto com a comunidade", disse o secretário Marlus Brasileiro.
Ele explicou que o Programa Calçada Cidadã é baseado na lei orgânica do município e prevê que os proprietários de lotes em áreas urbanizadas, pavimentadas ou não, são obrigados a cercar os lotes, fazer as calçadas e manter o terreno limpo.
A campanha teve início no Centro, e ruas como Benedito Cláudio, Alfredo Dutra, Manoel Fernandes de Almeida e Pero Vaz de Caminha já estão bem diferentes. "Era horrível passar por aqui, a calçada era toda esburacada, carros em cima. Hoje conseguimos andar com segurança e conforto", disse a pedestre Lívia Santos, que passava pela rua Manoel Fernandes de Almeida.
O Programa Calçada Cidadã segue pelas ruas do Centro e depois irá para os principais bairros e distritos, levando informações e contando com a responsabilidade de cada proprietário por suas áreas.