Casas destruídas e famílias desabrigadas foi o resultado das fortes chuvas que atingiram o município de Guaratinga nos últimos dias. O povoado mais atingido foi São João do Sul, que fica a 24 km da sede. O local é cortado pelo rio do sul, que transbordou e invadiu as residências da região.
“Até o momento contabilizamos 3 casas destruídas e 6 famílias desabrigadas, mas outras casas também já estão sendo desocupadas por estarem em situação de risco; a situação em São João do Sul é realmente delicada”. Explicou a secretária de desenvolvimento social, Fabíola Martins.
A prefeitura de Guaratinga enviou na sexta-feira (20) uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social para prestar assistência e atender as necessidades básicas das famílias atingidas pelas chuvas. “Já levamos alimentos, agasalhos, roupas, colchões e estamos providenciando casas para cada família voltar às suas rotinas normais. As visitas da equipe da assistência social são constantes, pois buscamos atender as necessidades básicas e diminuir o sofrimento dessas famílias fragilizadas pelo impacto causado pelas chuvas”, ressaltou o prefeito Kenoel Viana.
Dona Ademir Maria de Jesus morava com os seus 4 filhos e 3 netos na casa que foi completamente destruída pelas chuvas. “Perdi tudo, mas graças a Deus estou bem com os meus filhos; agora é recomeçar; ainda bem que a prefeitura está ajudando a gente”, declarou dona Ademir.
Os desabrigados foram levados para escolas, creches e demais órgão públicos e recebem toda assistência da prefeitura de Guaratinga e moradores da região.
Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia, no período de 10 a 21 de dezembro choveu 181,8 milímetros em Guaratinga, o que ultrapassou a expectativa de volume de água para o período.