Publicidade
0
ACIDENTES DOMÉSTICOS

“Seguro morreu de velho”

Acidentes domésticos vitimam milhões de brasileiros todos os anos. Aproximadamente 40% de todos os acidentes acontecem dentro de nossa própria casa! Confira algumas orientações que o Inmetro reuniu para prevení-los.
Compartilhe:
Por: Inmetro/Portal do Consumidor | Pub.: 07/05/2013 10:54
Tags:
Publicidade

Acidentes domésticos vitimam milhões de brasileiros todos os anos, gerando enorme prejuízo e sofrimento à sociedade.  Mais alarmante é saber que, segundo o Sistema Único de Saúde – SUS, aproximadamente 40% de todos os acidentes acontecem dentro de nossa própria casa!

O Inmetro atua na prevenção destes acidentes elaborando regulamentos que buscam a proteção do consumidor, e acha que pode fazer mais. Por isso, reúne aqui algumas orientações para diminuir os riscos que corremos no ambiente doméstico.

Muitos desses acidentes podem ser prevenidos com pequenas alterações nos hábitos ou na arrumação do espaço de nossa casa. Mas, é claro que, além de ler essas informações, é importante colocá-las em prática no seu dia a dia. Mas a verdadeira prevenção depende de cada um de nós.

 

Cuidados com as instalações

Uma casa pode esconder vários perigos em suas instalações. Cabos, canos e fios podem representar um perigo invisível para a família. Por isso é hora de ter atenção às instalações elétricas, hidráulicas e de gás!

Instalações elétricas são os fios e cabos em geral, além dos plugues, tomadas e disjuntores presentes nos quadros de força. Instalações hidráulicas compreendem toda a tubulação de uma casa, envolvendo registros, torneiras e válvulas, bem como as louças e metais. Instalações de gás dizem respeito ao sistema de tubulação – quando o gás é encanado – ou botijões, os aparelhos ligados à rede, como fogões e aquecedores, além de reguladores e mangueiras.

Se você perceber qualquer problema nestas instalações, entre em contato com a empresa responsável pelo serviço em sua região.  Lembre-se de que, para evitar acidentes, quaisquer instalações ou reparos devem ser sempre realizados por profissionais especializados na área.

Fios e cabos elétricos

Use apenas fios e cabos certificados pelo Inmetro. As emendas de fios devem ser revestidas por fita isolante ou devem ser usados conectores apropriados. Fios desencapados podem causar choques elétricos, curto-circuitos, superaquecimento e até incêndios. As tomadas devem ser mantidas protegidas e jamais introduza qualquer objeto nos orifícios de tomadas. Cuide também para que os fios dos aparelhos não estejam esticados ou em locais de passagem.

PERIGO: Ligar vários aparelhos em uma mesma tomada aumenta o risco de incêndios

Evite ligar vários aparelhos elétricos em uma mesma tomada ou a utilização de extensores ou “gambiarras” a tomadas elétricas. Há risco de sobrecarga, o que pode chegar a causar incêndios. No uso de adaptadores, verifique sempre a presença do selo do Inmetro, jamais adquira esses produtos sem verificar o selo. Não se esqueça de verificar sempre a voltagem correta do aparelho antes de conectá-lo à rede elétrica. Observe o diâmetro dos pinos e jamais force a conexão deles em uma tomada. E não esqueça: nunca retire qualquer pino dos plugues, isso pode causar sobrecarga e graves acidentes.

Caixas destampadas colocam em risco a segurança das crianças

Não deixe caixas d’água, baldes e até mesmo os vasos sanitários destampados. Além de serem focos de mosquitos, como o da dengue, podem causar acidentes com crianças por afogamento.

Gambiarras na instalação de chuveiros podem causar acidentes fatais

Ao adquirir seu chuveiro elétrico verifique a presença do selo do Inmetro e fique atento às informações da etiqueta sobre o consumo do aparelho. A instalação de chuveiros elétricos deve ser feita por profissional habilitado, segundo as orientações do fabricante. Jamais altere a chave do chuveiro elétrico quando em funcionamento: feche o registro do chuveiro e, só então, altere a posição da chave.

Comentários do público:

Siga nas Redes:
Continua após a publicidade!
Clic101
© Copyright 2025 - CliC101 - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Welisvelton Cabral