O 3º dia do carnaval de Porto Seguro, 04/03, reuniu milhares de pessoas na Passarela do Descobrimento. A abertura do circuito, às 16h, trouxe para avenida o sertanejo Felipe Araújo. Hits conhecidos do grande público, como Ainda sou tão seu", "Amor da sua cama", "Atrasadinha" e "Clichê, deram o ritmo da festa, conduzindo a multidão ao delírio.
Para alegria do folião, a noite chegou com cardápio musical diversificado, contando com atrações locais de peso, com a participação marcante de Walber Luiz e Zé Paulo.
A animação seguiu com a levada do Guig Guetho, que não deixou ninguém parado. A programação contou com o Bonde da Bregadeira, Destaque também para Jarley e Thiago Alcântara, que sacudiram turistas e moradores.
"Quero parabenizar a todos os foliões, moradores e turistas, que estão fazendo um Carnaval da Paz. Todos entenderam o propósito da alegria e estão indo para a Passarela apenas para se divertirem. Hoje, tem mais. Nesta terça, a folia começa com um dos nossos maiores ícones da axé music: Durval Lellys, às 16 horas", convoca a prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira.
Serviços essenciais de saúde
Durante os dias de festa, a Prefeitura de Porto Seguro, em atuação integrada a Secretaria de Saúde, montou estrutura especial, com o objetivo de assegurar serviços essenciais direcionados ao folião. Em local estratégico, com funcionamento das 16h às 2h30, está sendo oferecido pronto atendimento, vinculado a rede de urgência e emergência, composto de equipe multidisciplinar, estrutura de 5 leitos para estabilização, composta por unidade de oxigênio, monitor cardíaco, ventilador mecânico, desfibrilador, poltronas de hidratação, medicamentos e insumos, além da disponibilidade de ambulâncias estrategicamente posicionadas nos casos emergenciais, contando com suporte do SAMU24H. Uma média de 75 atendimentos já foram realizados durante os 3 dias de festa.
A Vigilância Sanitária prossegue inspecionando a comercialização dos alimentos e bebidas consumidos por moradores e turistas. Com slogan "Camisinha não tem será", o Centro de Testagem e Aconselhamento mantém a realização de exames gratuitos até o último dia do carnaval, para detecção de doenças sexualmente transmissíveis, além da distribuição de cerca de 100 mil preservativos no local e por todo o circuito. Mais de 1.800 testes rápidos já foram computados nos 3 dias da folia, com média de 500 pessoas.
Satisfação garantida
Esse é o terceiro ano consecutivo que a moradora de Eunápolis, Renata Santana, 21 anos, participa da festa. A foliã é só elogios ao carnaval de Porto Seguro. "O que mais me chamou a atenção, além de toda programação variada, é a organização da festa. Gosto muito de vir, com certeza ano que vem voltarei", diz.
O casal Michele Machado e Zelone Rodrigues, turistas do Rio de Janeiro, enfatizam a tranquilidade como o diferencial da festa. "É muito bom participar do carnaval sem ter que se preocupar com assalto ou brigas. Festa de alegria e paz, isso nos deixa realmente contentes", afirma.