home > noticias >

ITABELA

Sem merenda, alunos são liberados mais cedo das escolas municipais


Por: Clic101
Publicado em 11/02/2014 07:52

Publicidade

O ano letivo nas escolas municipais de Itabela começou desde o último dia 03 de fevereiro.

Com um calendário escolar encontrando dificuldades para cumprimento da legislação, que prevê a realização de no mínimo 200 dias letivos anuais, no ano da Copa do Mundo, quando as atividades escolares serão suspensas durante o mês de junho, os alunos da rede municipal de ensino estão ainda mais prejudicados.

A falta de merenda escolar em algumas escolas é sentida principalmente nas unidades de ensino da zona rural e naquelas das áreas urbanas que trabalham com crianças pequenas, de pouca idade. Algumas escolas estão resolvendo sua situação utilizando produtos que sobraram do ano anterior.

As crianças acordam muito cedo para se prepararem e chegarem nas escolas às 7 da manhã. Via de regra, muitas delas são de famílias com poucos recursos, que nem podem arcar sequer com um café com pão antes de levarem seus filhos para estudar.

A única refeição da manhã é a merenda escolar, geralmente distribuída no horário do recreio. Mas como a prefeitura não está fornecendo merenda, as crianças estão sendo liberadas por algumas escolas antes do horário normal.

Além do prejuízo causado ao aprendizado, ainda por cima cria um problema a mais para pais e mães, que precisam trabalhar para manter suas famílias, e não têm com quem deixar seus filhos, por falta de funcionamento de creches no município, um problema que se arrasta sem nenhuma solução por parte do poder público municipal.

Na zona rural, a situação fica ainda mais complicada quando pai e mãe trabalham, porque normalmente algum filho de mais idade é que toma conta dos irmãos menores, e por isso todos estudam no mesmo horário. Quando os pequenos são liberados e o irmão maior continua na sua escola, as crianças não têm com quem ficar. 








Comentários do público:

Publicidade
0