home > noticias >

O POVO QUER SABER

A propósito da visita do governador baiano: lamentos e sugestões


Por: CliC101 | Idalício Viana
Publicado em 21/09/2019 07:33

Publicidade

 

“Quer tapear o povo com uma operação tapa-buracos fajuta; uma estrada que nunca teve sequer um recapeamento na era Wagner/Rui Costa”, foi a lacônica manifestação de um cidadão itabelense desesperançoso da ação dos governantes, dos políticos da região e dos deputados, pelo menos os mais  votados.


Outro lamento: “Pena que a buraqueira da BA-283 foi tapada com terra por empresários do setor privado de transporte de Itabela, acabando com a buraqueira, e agora a comitiva que vai passar pela BA-283 pode até pensar que foi obra do governo”.


Ouvidos moucos


Algum  leitor mais jovens pode não se dar dar conta do que seja a expressão, que na verdade já estaria em desuso, mas ainda continua caindo muito bem nos dias atuais em alguns homens públicos. Fazer ouvido mouco é o mesmo que ouvido de mercador, é se fazer de surdo, não dar importância ao que se fala.


Cobranças e manifestações têm sido insistentemente feitas pela comunidade, por órgãos de imprensa, e por alguns poucos políticos, mas os ouvidos moucos continuam insensíveis.


Sugestões


Apesar dos ouvidos moucos e do que parece uma venda nos olhos aos problemas de Itabela, deixamos aqui pelo menos quatro sugestões levantadas junto à comunidade, para marcar a passagem do excelentíssimo senhor governador e/ou de sua comitiva pelo agora poeirão da cidade:


  1. Retomada de áreas de domínio em pontos da BA-283, invadidas por moradores e proprietários localizados nas margens da estrada, colocando em risco motoristas e passageiros que não têm área de escape quando de eventual avaria nos veículos, além de pedestres e cavaleiros da área rural, que não tendo acostamento, trafegam pela pista de rolamento, com sérios riscos de acidentes;


2. Urbanização das laterais e ciclovia na área urbana de Itabela;


3. Recuperação da iluminação no trecho existente na BA-283 e complemento da rede de iluminação entre o trevo do bairro Ouro Verde e o bairro Jaqueira, em Itabela;


4. Já que um dos grandes dificultadores estaria encaminhado, e até lá resolvido com a construção de pontes sobre o Rio Buranhém, apontamos a concretização de um grande sonho da população, que alguns políticos já prometeram em algumas oportunidades de campanhas eleitorais, com o asfaltamento da BA-283 entre a cidade de Guaratinga e o município mineiro de Santo Antônio do Jacinto, trecho importante de um corredor turístico e econômico, do qual vão se beneficiar grandemente os municípios de Guaratinga e Itabela, além dos destinos turísticos da Costa do Descobrimento.


Importante lembrar que o acesso a partir de Santo Antônio do Jacinto à região nordeste de Minas Gerais e outras localidades já é feito por asfalto, o escoamento da produção agropecuária da região seria facilitado, especialmente do município de Guaratinga, o fluxo turístico e o turismo rural seriam incrementados, e a exploração do potencial turístico da região seria incentivado, especialmente em Guaratinga.


Não foi esquecimento


Não foi catalogada nas sugestões acima a requalificação total da BA-283 entre Itabela e Guaratinga, uma vez que as últimas promessas feitas ainda estão fresquinhas e espera-se que sejam cumpridas, embora a população esteja, com é dito por aqui, com um pé atrás e outro na frente, não levando muita fé na execução da obra, que poderá ficar limitada ao que foi chamado de “operação tapa-buracos fajuta”.








Comentários do público:

Publicidade
0