A Reserva Indígena de Barra Velha, no município de Porto Seguro, será a primeira contemplada pelo Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, que prevê a inserção da pessoa idosa no mundo digital, além da área da educação financeira, dos direitos, da saúde e da mobilidade física, integrando a pessoa idosa na família. Segundo o secretário municipal de Assuntos Indígenas, Zeca Pataxó, o projeto será implantando em parceria com a Prefeitura Municipal, beneficiando mais de 100 idosos da aldeia.
O compromisso foi firmado pelo secretário nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Antonio Costa, ligado ao Ministério dos Direitos Humanos, durante reunião em Brasília com Zeca Pataxó e um grupo de indígenas da região. "Quando fui presidente da Funai tive a oportunidade de ir à Bahia resolver um problema grave e graças a Deus resolvemos. Agora eu vou atender o pedido de Zeca Pataxó e vamos iniciar o programa na região pela aldeia de Barra Velha", disse o secretári o Antonio Costa.
Segundo o secretário de Assuntos Indígenas, mais de 300 municípios estão pleiteando esse serviço, em todo o Brasil. "O secretário Antonio Costa confirmou que ainda este ano será inaugurado esse projeto, que lança o idoso no mundo digital, para que ele possa aprender a lidar com as novas tecnologias, facilitando inclusive a util ização de serviços bancários, sem precisar ficar pedindo ajuda", enfatiza Zeca Pataxó.
Segundo ele, o Ministério fará a doação dos computadores e toda a estrutura necessária será montada em parceria com a Prefeitura Municipal, que dentre outras coisas, fornecerá o espaço para o atendimento aos idosos.