Desde a última quinta-feira dia 03/12, em reunião organizada e realizada na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, representantes do Município, dos Correios, de diversas entidades e de lojistas, se fizeram presentes na busca conjunta de soluções para o funcionamento dos Correios em Itabela.
Estiveram presentes: presidente do Sindicato - Gilberto Borlini e o futuro presidente José Wilis Grassi; secretários municipais de Itabela - Asarias Souza (Administração), Jinivaldo Cabral (Obras), Ednardo Oliveira (Meio Ambiente), Emília (Relações Institucionais); gerentes local e regionais dos Correios (Odair Barradas, Antônio Borges e Carlos Rodrighero); Denair Covre (Rotary); Zilda Ton (Lions); Loja Maçônica (Marcos Kuzma); empresária e vereadora eleita - Simone Sossai; representante da Calpan - Marcelo Rodrigues; e o empresário Romeu Guerra.
Segundo a secretaria executiva do Sindicato, embora convidados, não estiveram presentes representantes de alguns estabelecimentos comerciais, e nem da CDL de Itabela, entidade representativa do comércio itabelense.
O que diz o Município
Em conversa com a reportagem do Clic 101 na manhã desta terça-feira dia 8/12, o secretário de Administração de Itabela - Asarias Souza, falou do empenho que está sendo feito pelo município para ser dada uma solução o mais rápido possível. Já foram vistoriados espaços na parte térrea da prefeitura e ao lado do sindicato, sendo ambos insuficientes para alocar a estrutura dos Correios.
Segundo o secretário, outras alternativas estão sendo buscadas, como a alocação dos Correios e de diversos órgãos municipais, que seriam remanejados para as instalações da antiga escola Maria d´Ajuda, mas que teria que passar por reformas e adequações, estando sendo feitos levantamentos e estudo de viabilidade pelo município.
O que dizem os Correios
Também nesta terça, contactado pela reportagem do Clic 101, o gerente local dos Correios, Odair Barradas, disse do empenho e interesse em regularizar a situação com a maior brevidade, mas que tem sido difícil encontrar local adequado para funcionamento dos Correios, que requer algumas características, inclusive de segurança e regularização documental.
“Já vimos diversos locais, e ainda hoje pela manhã verificamos um que ficou de nos dar resposta até a tarde, e esperamos que possa dar certo”, disse Odair.
Funcionamento dos Correios
Segundo informou o gerente Odair Barradas, as entregas de correspondências e encomendas em Itabela estão sendo feitas normalmente.
Entretanto, postagens devem ser direcionadas para as agências de Guaratinga ou de Eunápolis.
O que diz o Sindicato
Para Gilberto Borlini, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Itabela, autor do convite para a importante reunião e busca de soluções, tudo está sendo feito, especialmente com a parceria da Prefeitura e o empenho da equipe do prefeito Luciano Francisqueto, para superar as dificuldades, e para que o município não venha sofrer com possível fechamento em definitivo da agência dos Correios, situação que em nenhum momento foi ventilada, não passando de especulações sem fundamento.
“A realidade que se está enfrentando é que o local onde funcionava teve que ser liberado, mas que o senhor Romeu Guerra disponibilizou espaço para, se necessário, fazer a guarda do material dos Correios até que seja encontrado e viabilizado o local definitivo para o voltar a funcionar com todos os serviços disponíveis para a comunidade.
IMPORTANTE
Os cidadãos itabelenses dispostos a contribuir, se tiverem conhecimento de algum imóvel disponível para locação no centro de Itabela, devem entrar em contato pelo telefone (73)3270-2013.