Um grupo de comerciários itabelenses esteve na sede do Sindicato dos Comerciários em Itabela na manhã de terça-feira (29) para fazer algumas cobranças à instituição.
A principal cobrança dos comerciários foi a não realização da convenção anual que tem por objetivo deliberar benefícios, como o reajuste salarial da categoria, que até que seja realizada a convenção, estarão recebendo o salário desatualizado, sem os devidos aumentos.
Em resposta a esta cobrança, o Presidente do sindicato, Alberto Carlos Rodrigues, informou que para ser agendada a convenção só depende das negociações dos itens de pauta com o presidente do Sindilojas, Paulo Mota.
Os comerciários também questionaram benefícios que, segundo eles, não existem. Alberto explicou que atualmente os comerciários de Itabela têm apenas um benefício garantido, o desconto de 20% na instituição de ensino Unopar, em funcionamento no município de Eunápolis, mas que a partir de então o sindicato estará buscando convênios com salões de beleza, farmácias, consultórios odontológicos, entre outros.
Segundo Alberto, o Sindicato dos Comerciários tem atualmente uma média de 120 associados nos 13 municípios e em 02 distritos da sua área de atuação, sendo que em Itabela o sindicato possui 04 associados e 03 em Guaratinga.
O sindicato é mantido por valores contribuídos pelos comerciários: taxa mensal de 1% sobre o salário de cada comerciário, mais R$ 5,00 (cinco reais) dos trabalhadores sindicalizados.
Além disso, o sindicato arrecada anualmente, pela legislação, um dia de salário de cada comerciário.