TECNOLOGIA
Sondagem, perfuração e implantação de fibra ótica da VIVO em Itabela
Depois da oi e da Embratel já terem executado projeto semelhante, agora foi a vez da Vivo, que através da empresa goiana Direcenge Engenharia, sub-empreiteira da Telemont, realiza serviços técnicos especializados de sondagem, perfuração e passagem da fibra ótica na área urbana de Itabela, numa extensão de cerca de 1.600 metros.
Sonda com sensor |
Colocado no trajeto da perfuração, direciona a sonda |
A rede, que vai de Vitória(ES) a Salvador(BA), na área urbana é feita com o uso de máquinas e equipamentos de alta tecnologia, que executam os serviços de forma subterrânea, sem causar danos em calçamentos e pavimentações.
Sinomir (Operador) Carlos Humberto (Encarregado da obra) Railton (Ajudante) |
Com objetivo de evitar problemas com tubulações já implantadas no subsolo da área, segundo informações do técnico encarregado da obra, Carlos Humberto, foi feito mapeamento prévio junto a Embasa, e os serviços são acompanhados também por técnicos da Oi e da Embratel.
Questionados sobre como ficariam essas redes quando da realização das obras urgentes e tão faladas de duplicação da BR 101, especialmente no trecho Itabela/Eunápolis, os técnicos foram enfáticos em afirmar que, se necessário, a rede seria remanejada, mas acreditam que a duplicação apenas se dará nas subidas longas.
SERÁ?
Mas esse é assunto para outra conversa, com outros personagens.