A sala das sessões Maria José Santana de Oliveira, da Câmara Municipal de Itabela, esteve com um grande público na manhã desta quinta feira (22).
A maior parte desse público era composta por Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias, que tiveram uma grande conquista na última quarta feira (21) com a aprovação de lei que cria o piso salarial dos profissionais, determinando o valor de R$1.014,00, para uma jornada de trabalho semanal de 44 horas. O projeto de lei ainda precisa ser sancionado pela Presidente Dilma Rousseff.
Os Agentes de Saúde e de Endemias de Itabela e de alguns outros município da Costa do Descobrimento já recebem o valor conforme está sendo estipulado pelo novo salário base, mas até então os profissionais não tinham nenhum amparo legal para que os Gestores mantivessem os valores. Por isso, desde janeiro o SINDIACSCER, Sindicado dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate a Endemias de Eunápolis e Região, levou ao prefeito de Itabela um projeto para que estabelecesse na lei o salário base dos agentes. Quase cinco meses depois, o projeto veio para Câmara de vereadores e deve ser votado depois que tiver sido resolvido o impasse das contas da prefeitura de 2012, que está mantendo a pauta trancada.
Para Tobias Santos, Coordenador do SINDIACSCER, a aprovação da lei pelo Senado é apenas o começo das conquistas e a prova da força que a categoria possui. Um dos próximos passos será buscar a instalação do plano de carreira dos agentes.