Fundada em 11 de setembro de 1988, a Associação de Pais e Amigos do Excepcional de Eunápolis atende 120 pessoas com deficiências múltiplas, oferecendo a elas e aos seus familiares amplo acolhimento em diversas áreas, tais como assistência social, saúde e educação. Ao longo dos últimos 29 anos, Emília Maria Machado atua, voluntariamente, como presidente da instituição em busca do crescimento e bem estar de todos os envolvidos como alunos, pais, funcionários, voluntários, parceiros e amigos.
Neste sentido, no dia 24 de março a presidente usou o espaço da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Eunápolis para prestar contas das atividades desenvolvidas no ano de 2021 com destaque para o Relatório do Projeto AMPLIAR que mapeou o perfil sócio-econômico, étnico e cultural das famílias eunapolitanas com algum tipo de deficiência.
Foram identificadas e cadastradas 1.546 famílias, tanto na zona rural quanto na zona urbana do município, nas quais, um dos seus membros ou mais, possui algum tipo de deficiência e necessita de cuidado especial.
PROJETO AMPLIAR
Uma equipe de quatro técnicos contratados pelo projeto AMPLIAR realizou o diagnóstico que vai poder orientar e facilitar a execução de políticas públicas de inclusão e acessibilidade no município. Também foram cadastradas as instituições das áreas de saúde, educação e assistência social, verificando se oferecem acessibilidade no espaço físico bem como se garantem a presença de profissionais com deficiência em seus quadros de servidores.
Cópias do Relatório foram entregues a todos os secretários de governo da prefeitura de Eunápolis, bem como a Mesa Diretora da Câmara Municipal onde está disponível para ser acessado pelos cidadãos.
EMENDA PARLAMENTAR
O projeto AMPLAIR foi executado com recursos oriundos da emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, atribuída à APAE pelo deputado federal Leur Lomanto Jr (DEM), conforme assinalou a presidente Emília Maria Machado. “Graças ao empenho e atuação do empresário Ramos Filho que levou o pedido até o deputado que liberou a emenda com recursos da União”, disse ela.
De acordo com um relatório, entregue ao presidente do Poder Legislativo local, Jorge Maécio (PP), o Brasil tem duas mil Apaes espalhadas em todo o território nacional, constituindo-se no maior serviço do gênero no mundo. “A Apae de Eunápolis presta um serviço de qualidade o que a torna referência para todo o sul e extremo sul da Bahia”, como informa sua presidente.
ALTA TECNOLOGIA
Ao lado da Assistente Social Vera Dantas e da Educadora Social Nathalia Martins, a presidente agradeceu o apoio da comunidade, mas disse que ainda há muito a ser realizado. Emília Maria pontuou que o setor de doações representa um incentivo fundamental para o desenvolvimento da instituição. “Graças à parceria de muitos anos com o município podemos oferecer um corpo técnico de qualidade com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, professores, pedagogos e psicopedagogos”.
A Apae de Eunápolis e a Escola Flor Amarela funcionam na Rua do Ceasa, número 63, no Bairro Centauro. Vale dizer que todos os professores da Escola são servidores do município disponibilizados para atuar na instituição.
PARCERIAS E DOAÇÕES
Dentre as necessidades que a Apae busca suprir estão a ampliação do número de salas de aula, requalificação da piscina para o trabalho de reabilitação, aquisição de um equipamento para gerar energia solar, além de outros equipamentos específicos que irão contribuir na melhora dos atendimentos diários, tais como cadeiras de rodas adaptadas, brinquedos pedagógicos, fisioterapia, hidroterapia e estimulação precoce.
“Tais ações viabilizarão o aperfeiçoamento dos serviços oferecidos aos nossos alunos e seus familiares e é em virtude do benefício a toda comunidade da qual cada um de nós faz parte, que convidamos os senhores [vereadores] a conhecer a instituição. Acreditamos que a cidadania se faz assim, com a colaboração mútua em busca de um futuro melhor para todos. Agrademos, por fim, o apoio e o espaço nesta Casa de Leis!” concluiu a presidente.