Mais de 50 pacientes são beneficiados com segundo mutirão de cirurgias eletivas no HRE
A Prefeitura de Eunápolis beneficiou 55 pacientes com o segundo mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Regional. Os procedimentos foram realizados de sexta-feira (1°) a domingo (3°) envolvendo técnicas modernas, aparelhos de ponta e equipe médica qualificada.
Foram realizadas cirurgias como colecistectomia (remoção de vesícula), histerectomia (remoção do útero), hernioplastias (remoção de hérnia), vasectomia e laqueadura. “Parte das intervenções foi feita por videolaparoscopia (técnica com auxílio de câmera integrada), procedimento menos invasivo para os pacientes”, explicou o secretário de Saúde, David de Souza.
Os pacientes passaram por exames e consultas de avaliação, e tiveram suas cirurgias agendadas por meio da Central de Regulação. “Estou esperando desde 2019 a cirurgia de retirada da vesícula e agora fiz no Hospital Regional a laser. Eu ia para outra cidade para fazer a cirurgia, mas nem precisou”, disse a recepcionista Helena Marques, moradora do bairro Pequi.
Em menos de 20 dias, esse foi o segundo mutirão de cirurgias eletivas realizado no município. No total, mais de 100 pacientes foram beneficiados, diminuindo a fila de espera causada pela interrupção dos procedimentos durante dois anos devido à pandemia da Covid-19.
Para a prefeita Cordélia Torres, a realização de cirurgias eletivas é um avanço para a saúde de Eunápolis. “Em pouco tempo que retomamos as cirurgias eletivas, já beneficiamos inúmeras pessoas que estavam há muito tempo esperando o procedimento. Então, esses mutirões têm alcançado bastante positivo, acabando com o problema de saúde de mais de 100 pessoas a partir de atendimento humanizado e de procedimentos modernos”, destacou.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgará a data do próximo mutirão em breve.
Reunião com a comunidade: prefeita e secretários ouvem anseios dos moradores do Parque da Renovação
Os moradores do Residencial Parque da Renovação, em Eunápolis, tiveram a oportunidade de relatar aos representantes da administração pública seus anseios e principais necessidades para melhorar a qualidade de vida da comunidade. A reunião, conduzida pela prefeita Cordélia Torres, reuniu centenas de pessoas no 2º bloco do bairro, na noite da última quinta-feira (31).
O evento foi iniciado com a apresentação dos secretários municipais, dentre eles, o titular da Casa Civil, Paulo Dapé, que falou sobre a importância do diálogo entre comunidade e poder público. “Esse momento em que a prefeita e os secretários estão no bairro vai permitir que estratégias sejam traçadas para melhorar a vida dos moradores a partir das necessidades apresentadas”, frisou.
Dentre as demandas apresentadas pela população do bairro estavam a construção de uma escola e requalificação de quadras, creches e parques infantis. Também foram apresentadas condições mais flexíveis para renegociação das dívidas das casas populares junto à Caixa Econômica Federal. "Gostei muito da presença da prefeita aqui no bairro para ouvir nossas necessidades e espero que a creche fique logo pronta para eu colocar meu filho", disse a dona de casa Sandra Pereira.
O presidente da Associação de Moradores do Residencial Parque da Renovação, Teófilo Gusmão, comentou a importância do diálogo com a gestão. "É algo histórico a presença da prefeita aqui para ouvir nossas necessidades e buscar estratégias para melhorar nossa vida, esse momento vai ficar marcado na vida dos moradores", pontuou.
Para a prefeita Cordélia Torres, a reunião teve resultado positivo. “Todas as demandas foram discutidas e já estão dentro do planejamento da nossa administração, que é participativa, e precisa da união de forças de todos para melhorarmos a vida da população. Com o apoio do deputado federal Elmar Nascimento, estamos buscando condições ainda melhores para a renegociação das dívidas dos moradores", salientou a gestora.
Prefeita Cordélia Torres visita obra do futuro Centro de Especialidades Municipal
A prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, realizou na terça-feira (29) visita técnica à obra do futuro Centro de Especialidades Municipal, no bairro Pequi. O equipamento moderno de saúde está sendo estruturado conforme determinam as normas da Anvisa para oferecer à população atendimentos com cerca de 20 médicos especialistas e mais de dez exames e procedimentos, garantindo o acesso à saúde humanizada e de excelência.
O prédio, onde funcionava a antiga Secretaria de Saúde, foi ampliado de 350 m² para 450 m². A estrutura possui 11 salas destinadas para consultórios médicos, oitos cômodos para laboratórios, auditório e sala de espera com capacidade para cerca de 100 pessoas sentadas. Além disso, haverá ambiente específico para separação do lixo hospitalar e o comum.
O engenheiro civil Álvaro Sidreira, responsável pela obra, informou que o serviço está 80% concluído. “Atualmente estamos com cerca de 18 pessoas trabalhando na parte de revestimento cerâmico e reboco das salas. Ainda falta colocar o piso, pintura e forro. A previsão de conclusão da obra é no fim de abril”, esclareceu.
Para a prefeita Cordélia Torres, o centro atenderá as necessidades da população. “As obras estão em ritmo acelerado para proporcionar para os profissionais da saúde e população um centro amplo, moderno e climatizado, que vai oferecer diversos serviços de excelência”, pontuou.
PROCEDIMENTOS DISPONÍVEIS
O Centro de Especialidades Municipal disponibilizará consultas com os seguintes especialistas: alergista pediátrica, anestesiologista, angiologista, cirurgião, cirurgião torácico, dermatologista, endocrinologista, fonoaudiologista, gastroenterologista, ginecologista, nefrologista, neurologista, nutricionista, pediatra, pneumologista, obstetra, reumatologista e urologista.
Os exames disponibilizados serão: ultrassonografia, espirometria, eletrocardiograma, colonoscopia, neoroencefalograma, além de procedimentos como, Cirurgia de Alta Frequência (CAF), biópsia vulva e vagina, cauterização, condilomas, neoplasma, pólipos e preventivos alterados: ascos, ascos h, nic I, II e III.