Prefeitura de Eunápolis promove reunião com borracheiros para tratar sobre destino final correto de pneus
A Prefeitura de Eunápolis promoveu uma reunião na Câmara de Vereadores, na manhã de quinta-feira (26), para discutir com os borracheiros que atuam no município o projeto “Stop, Pneus!”, que tem o objetivo de traçar estratégias para o destinação final correta de pneus inutilizados, contribuindo para a proteção ao meio ambiente e para a saúde pública.
O encontro foi conduzido pelo especialista em gestão de resíduos sólidos Fernando Becevelli. “O descarte correto tem importância enorme, pois os pneus podem ser criadouros de vetores, como o mosquito Aedes Aegypti, bem como contribuir para o assoreamento em lagos e rios, e fonte de substâncias tóxicas prejudiciais à saúde. Estamos oferecendo suporte aos borracheiros sobre a forma correta para destinação das carcaças, manutenção dos pneus, como fazer para não acumular água, não ter contato com o solo, beneficiando assim, a população e os donos das borracharias de Eunápolis”, frisou.
Para Heloísa Melo, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, setor idealizador do projeto, a destinação correta dos pneus possibilitará melhorias para a saúde pública. “Nosso maior objetivo é combater as arboviroses, principalmente neste momento de aumento de casos de dengue na cidade, então precisamos conter foco de vetores e garantir o bem-estar da população retirando das ruas materiais que não são mais utilizados", alertou.
O projeto, que está em fase inicial de implantação em Eunápolis, estuda a possibilidade de localizar espaço específico e adequado para a destinação dos pneus, garantindo a eliminação de riscos para a saúde pública e meio ambiente.
Maio Amarelo: blitz educativa para o trânsito para conscientizar condutores no centro de Eunápolis
Encerrando as ações alusivas ao Maio Amarelo, mês marcado por ações de conscientização sobre o trânsito seguro, a Prefeitura de Eunápolis, em parceria com diversos órgãos de segurança, realizou na manhã de quarta-feira (25) uma blitz educativa no centro da cidade com o objetivo de chamar a atenção para a importância do respeito às normas de trânsito.
Em uma estrutura montada em frente ao DNIT, na Avenida Porto Seguro, centro da cidade, agentes de trânsito e representantes das forças de segurança se uniram em atividade integrada para incentivar os usuários do trânsito a um comportamento mais seguro e pacífico com objetivo de reduzir a acidentalidade.
“Eu acho que por se tratar de vida, a conscientização é algo importante, então devemos ter muito cuidado. No trânsito, há pessoas prudentes, mas tem gente que não tem respeito pelo próximo. Essa questão de conscientização é muito importante, pois temos que conscientizar as pessoas, pois o veículo pode ser uma arma, por isso sensibilizar é muito importante”, frisou o motorista Adson dos Santos.
Pouco antes da blitz, os agentes participaram de um coffee break no Núcleo Trânsito, onde aconteceu palestra e orientações sobre a ação educativa. “Todo esforço é para que consigamos atingir bons resultados no trânsito de Eunápolis, com redução de acidentes e com condutores mais conscientes sobre a condução responsável”, frisou o gestor de Trânsito, Milber Santos.
Participaram da ação representantes do Núcleo de Trânsito, Guarda Civil Municipal, DNIT, SEST/SENAT, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.
Prefeitura investe em melhorias estruturais que possibilitam maior qualidade nos serviços prestados no HRE
Com o intuito de auxiliar no bem-estar dos pacientes, bem como na qualidade de trabalho dos profissionais, a Prefeitura de Eunápolis instalou um sistema de climatização nas salas do Hospital Regional. Os primeiros ambientes a receber climatização foram a recepção, sala de esterilização e as alas vermelha e verde. O investimento foi planejado para proporcionar mais conforto aos funcionários, pacientes e seus acompanhantes, tornando o local mais agradável, acolhedor e amenizando momentos que costumam ser marcados por ansiedade e nervosismo.
Nos últimos meses, além da instalação de equipamentos de ar-condicionado, outras melhorias estruturais foram feitas no HRE, algumas em parceria com a Faculdade Pitágoras, como, requalificações das alas vermelha e verde, instalação de chuveiros elétricos, pintura, reforma nos banheiros e a construção da rampa que liga o térreo ao 1° andar, outra alternativa de acesso ao centro cirúrgico, em caso de falhas no elevador.
"Quando assumimos, em 1 de janeiro de 2021, encontramos o hospital sem nenhuma ambulância, hoje temos duas disponíveis; o centro cirúrgico possuía uma sala em funcionamento, atualmente conta com três; a UTI estava com apenas três leitos em serviço, agora temos dez leitos à disposição; os elevadores não estavam operando, então foi construída uma rampa de acesso à parte superior, onde está localizado o centro cirúrgico; o hospital também tinha problemas na parte de esterilização de materiais, que agora está em perfeito estado. Foram várias as dificuldades, mas no decorrer tempo foram corrigidas", destacou o diretor do Hospital Regional, Lúcio França.