No vizinho município de Guaratinga, servidores continuam vivendo o drama dos salários atrasados e da falta de pagamento por parte da prefeitura municipal.
Falamos com o secretário de educação Paulo Galdino Mares, a quem relatamos as reclamações. Segundo o secretário, não existe atraso de salário de servidores contratados, o pagamento dos mesmos é efetuado no dia 20 de cada mês, e os salários do mês de maio deverão ser pagos na próxima semana.
Entretanto, ao contrário do que afirma o secretário, quando nossa reportagem esteve na cidade de Guaratinga nesta quarta-feira (25) pela manhã, ouviu de servidores e pessoas da comunidade diversas reclamações, entre as quais, a mais recorrente, diz respeito a falta de pagamento dos servidores contratados, alguns já estando sem receber salários há 2 e 3 meses, havendo até quem diga existir servidores com mais tempo ainda.
Outra situação encontrada tem como exemplo a senhora Erinália Silva Souza, que, segundo seu relato, trabalhava na Creche, e por não concordar com os atrasos de pagamento, reuniu o pessoal, foi reclamar na prefeitura e acabou demitida, juntamente com outra servidora conhecida como “Serena”, por serem as “cabeças do movimento”.
Ainda segundo Erinália, outros servidores preferiram ficar calados, com medo de retaliação, de demissão, mas ela não poderia continuar trabalhando sem receber, porque tem filho para sustentar, água, luz e alimentação para pagar. Relatou ainda que tentaram retirar o seu filho de 3 anos e meio que freqüenta a creche municipal, e que o seu emprego teria sido prometido durante a campanha política.