Com a recente proibição da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em relação à venda de pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos, a Vigilância Sanitária de Eunápolis segue realizando inspeções em estabelecimentos comerciais para retirar os produtos do mercado.
As fiscalizações ocorrem em perfumarias, salões de beleza, barbearias e supermercados, onde estão sendo recolhidos os produtos já testados pela ANVISA e provado que possuem reações adversas. Algumas marcas, não testadas, são retiradas da prateleira. “A mercadoria apreendida está sendo encaminhada para a sede da Vigilância e será inutilizada pela empresa de tratamento de resíduos do município”, esclareceu o gestor da Vigilância Sanitária, Diego Costa.
As testagens apontaram que as pomadas causam risco à saúde. “Esses produtos podem gerar sérios riscos à saúde e têm causado cegueira temporária nas pessoas, então nosso principal objetivo é conscientizar a população para não utilizar essas pomadas”, alertou o gestor.
A Vigilância Sanitária seguirá fiscalizando os estabelecimentos comerciais com o intuito de proibir a comercialização das pomadas e evitar riscos à saúde da população.