A prefeitura de Porto Seguro divulgou no Diário Oficial o resultado da licitação para a construção da nova estrada Porto Seguro x Arraial d´Ajuda, com duas pontes. O vencedor foi o Consórcio Pórtico - UFC-NM, no valor de R$ 80,7 milhões. A rodovia municipal possui uma extensão prevista de 5,5 Km, com ciclovia e três rotatórias.
A estrada Porto x Arraial será implantada nas imediações da planície de inundação do rio Buranhém, com acesso no Km 10 da BR 367, entre o bairro Agrovida e a UFSB, até o trevo Arraial d´Ajuda x Trancoso. A escolha do traçado aproveita uma estrada rural já existente, não pavimentada, que chega até as margens do rio Buranhém.
O projeto prevê a construção de duas pontes para transposição tanto do rio Buranhém, com 60 m de extensão, quanto de um canal de escoamento de água, com 20 m. A estrada terá pista simples, com duas faixas de rolamento com 3,5 m cada uma; e acostamentos com 2 m de largura. Além de uma ciclovia bidirecional com 3 m de largura no lado esquerdo da plataforma da via e calçada lateral com 2 m de largura do lado direito.
A licitação foi realizada dia 31/03, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação. De acordo com o Edital a execução das obras deverá obedecer ao prescrito na legislação e condicionantes de Licença Ambiental. O prazo é de 12 meses a partir da emissão da Ordem de Serviço, com 15 meses de vigência. Os recursos são do orçamento municipal da Secretaria de Projetos Especiais, de acordo com o Programa de Infraestrutura e Desenvolvimento Socioambiental de Porto Seguro - Etapa II.
No Edital, a prefeitura justifica a necessidade de construção da nova estrada e pontes, entre outras razões, porque “os veículos encontram filas e desorganização das empresas que administram a travessia”. E que “a travessia de carros de passeios é compartilhada com viaturas, bombeiros e todo tipo de caminhões de carga. Problemas agravados em períodos de alta temporada e maior movimento”.
Feliz, Jânio Natal comemora este novo marco de sua gestão. “Esta obra será muito importante para o turismo e a população, trazendo mais segurança, rapidez e praticidade, principalmente no verão, quando há grandes filas de veículos na travessia entre Porto Seguro e Arraial d’Ajuda!”, diz o Prefeito.