A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu neste fim de semana a primeira edição do Mutirão da Mulher, que oportunizou a 60 pacientes cirurgias eletivas no Hospital Regional. Os procedimentos realizados na sexta-feira (21) e sábado (22) foram histerectomia (remoção do útero) e esterilização (laqueadura).
As pacientes comemoraram a realização das cirurgias. “Tem 14 anos que sonho com minha laqueadura e agora eu consegui. O atendimento foi ótimo e rápido, então foi maravilhoso. Quero agradecer à equipe que realizou meu sonho, à prefeita, quero muito agradecer a todos”, agradeceu Jacline de Jesus Santos, de 42 anos.
Para a secretária de Saúde, Pâmela Dadalto, as cirurgias diminuíram significativamente as filas de espera. “Algumas pacientes aguardavam pelo procedimento há 14 anos, então a intervenção cirúrgica já era um sonho na vida dessas pessoas. Estamos bastante satisfeitos com o sucesso do Mutirão da Mulher e, em breve, realizaremos outras edições”, salientou.
A prefeita Cordélia Torres frisou a importância do mutirão. “O sucesso desse mutirão consolida o avanço que a saúde pública vem vivenciando em Eunápolis. Estamos unidos em prol de solucionar os problemas dos cidadãos e garantir mais qualidade de vida para eles”, ressaltou.
A Prefeitura de Eunápolis segue mobilizando uma força-tarefa para prestar auxílio às famílias afetadas pelas chuvas e requalificar os espaços físicos deteriorados pela força da água.
Dentre as áreas mapeadas, as localidades que apresentam maior gravidade são: ruas Beira Rio e Uruguai/Santa Lúcia; ruas Caribe e Caracas/Dinah Borges; Rua da Bica/Centro; praça do bairro Vivendas Costa Azul; Rua Governador Valadares/Minas Gerais; Rua Turmalina/Santa Isabel; Rua Duque de Caxias/Itapoã; Rua Santa Teresinha/Cajueiro; entre outras.
As áreas estão recebendo a execução de serviços emergenciais de infraestrutura e a intensificação da limpeza pública urbana, que visam minimizar os impactos das chuvas e possibilitar o tráfego de veículos e pedestres.
Além dos espaços urbanos, a Prefeitura segue destinando também auxílio assistencial às famílias afetadas pelo temporal, como a entrega de cestas básicas, que visa minimizar a insegurança alimentar das pessoas em vulnerabilidade.
Em caso de emergência, os cidadãos devem acionar imediatamente: Defesa Civil (73) 9.8171-5118; Corpo de Bombeiros 193; SAMU 9.9918-0192; e Coelba 116.