home > noticias >

SEPULTAMENTO

Corpo de João Ubaldo Ribeiro sepultado neste sábado (19); perda irreparável para a cultura brasileira


Por: clic
Publicado em 19/07/2014 01:01

Publicidade

João Ubaldo Ribeiro, baiano, 73 anos, formado em direito, pós-graduado em administração pública, mestre em administração pública e ciência política, escritor, jornalista, colunista, roteirista, professor, membro da cadeira nº 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL), faleceu vitimado por embolia pulmonar na madrugada de sexta-feira (18), em sua casa no Leblon, Rio de Janeiro.

João Ubaldo, conhecido por seu vivo interesse em problemáticas sociais e políticas, foi ganhador do Prêmio Camões de 2008, maior premiação para autores de língua portuguesa, duas edições do Jabuti (1972 e 1984) como melhor autor e melhor romance do ano, Prêmio Anna Seghers (Alemanha, 1996) e Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Suíça). É também autor de inúmeras obras, entre as quais os romances Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, obras adaptadas para a televisão e para o cinema, Viva o Povo Brasileiro, destacado como samba-enredo de escola de samba, e A Casa dos Budas Ditosos, causador de polêmica e proibido de circular em alguns estabelecimentos.

O corpo de João Ubaldo Ribeiro foi sepultado na manhã deste sábado (19) no Mausoléu dos Imortais da Academia Brasileira de Letras, no Cemitério São João Batista, Rio de Janeiro.

João Ubaldo era casado com dona Berenice de Carvalho Batella Ribeiro, com quem teve os filhos Bento, ator, e Francisca. De casamento anterior com Mônica Maria Roters, teve as filhas Emília e Manuela.








Comentários do público:

Publicidade
0