Aos 87 anos de idade, vitimado por um acidente vascular cerebral (AVC) do tipo hemorrágico, morreu nesta quarta-feira (23) às 17h45 no Real Hospital Português, em Recife, o escritor ARIANO SUASSUNA.
O escritor estava internado em coma e estado grave, respirando com a ajuda de aparelhos, desde a noite de segunda-feira (21), e de acordo com a nota de falecimento, Ariano Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.
Nascido no dia 16 de junho de 1927 em Nossa Senhora das Neves, hoje a capital João Pessoa/PB e morando em Recife desde 1942, Ariano era tido como um escritor de grande ambição artística e de fina e metódica construção literária, professor entusiasmado e hábil, literalmente averso às influências estrangeiras na cultura nacional.
Além de escritor, Ariano Suassuna ocupou cargos de secretário de educação, cultura e assessoria, foi eleito em 1989 para a cadeira nº 32 da Academia Brasileira de Letras.
Entre suas obras mais importantes, destaca-se “Uma Mulher Vestida de Sol”, “A História de Amor de Fernando e Isaura” e “O Auto da Compadecida”.