Publicidade
Ação itinerante da Prefeitura de Eunápolis realiza mais de 1.400 cadastros unipessoais do CadÚnico
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, alcançou um marco importante ao ultrapassar a marca de 1.400 cadastros unipessoais dos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A ação teve início no dia 1° de julho e concluiu a quarta etapa nesta sexta-feira (04), com uma média de cerca de 60 cadastros realizados diariamente.
O principal objetivo dessa iniciativa é alcançar a maior quantidade possível de cadastros unipessoais, buscando atualizar em torno de 2 mil registros. O município de Eunápolis é responsável pelo atendimento de 15.868 famílias no programa Bolsa Família, o que totaliza 39.333 pessoas.
A mobilização da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social tem sido intensa, com atendimentos itinerantes em diversos bairros da cidade. Até o momento, a ação já passou pelos bairros Itapuã, Pequi, Juca Rosa e Alecrim II. O próximo bairro a receber o cadastramento será Arnaldo Moura, com início na terça-feira (08), na extensão da Escola Municipal Paulo Freire.
"Essa iniciativa visa não apenas atualizar e ampliar o CadÚnico, mas também garantir que todas as pessoas elegíveis aos programas sociais possam ser devidamente cadastradas, assegurando o acesso aos benefícios sociais e contribuindo para o combate à vulnerabilidade social no município de Eunápolis, conforme determina a prefeita Cordélia Torres", frisou a secretária de Assistência Social, Néia Torres.
Prefeitura de Eunápolis abre cadastro para artistas e trabalhadores da cultura
Nesta sexta-feira (04), a Prefeitura de Eunápolis - por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer – abriu o período de cadastramento destinado a artistas, trabalhadores da cultura, grupos, bandas, coletivos, espaços e empresas artísticas e culturais que atuam no município. O cadastro deve ser realizado por meio do link [https://nsi.ntieunapolis.com.br:2083/cadcultura/menu/ ].
O principal objetivo desse chamamento público é mapear a cadeia de produção cultural do município de Eunápolis, visando à distribuição de recursos destinados ao setor cultural.
A iniciativa oferecerá benefícios significativos para as pessoas cadastradas, como a possibilidade de serem contratadas para eventos municipais, a participação em projetos inscritos pela Secretaria e a oportunidade de concorrer a editais das leis Aldir Blanc 2 e Paulo Gustavo, que têm sido importantes fontes de fomento para a cultura local.
Os interessados em se cadastrar terão até o dia 1° de setembro de 2023 para preencher os dados solicitados e finalizar o processo clicando em "enviar".
“A Prefeitura de Eunápolis, a pedido da prefeita Cordélia Torres, incentiva a participação de toda a comunidade cultural do município, a fim de fortalecer e valorizar ainda mais o cenário artístico e cultural de Eunápolis”, enfatizou o secretário de Esporte, Juventude, Cultura e Lazer.
Gestão da prefeita Cordélia Torres recupera mais de 3 mil metros da rede de drenagem de Eunápolis
Nos últimos 2 anos e 7 meses, a Prefeitura de Eunápolis, sob a administração da prefeita Cordélia Torres, tem concentrado esforços na recuperação e melhoria da rede de drenagem urbana em toda a cidade. Com intervenções que somam mais de 3 mil metros, a equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura tem realizado melhorias essenciais em várias vias da cidade.
Atualmente os trabalhos estão sendo executados na Rua Antônio Emídio, no bairro Juca Rosa; nas ruas Frei Coimbra e Landulfo Alves, a Praça do Gusmão; bem como o Caminho 13A, na Urbis I; e a Avenida Duque de Caxias, no Centro; entre outras localidades. Essas intervenções visam solucionar problemas antigos de infraestrutura, garantindo maior qualidade de vida aos moradores.
As equipes operacionais, no entanto, seguem enfrentando desafios causados pela ligação irregular de esgoto, que frequentemente resulta em entupimentos e rompimentos de manilhas. Os efeitos são alagamentos, além de erosões e buracos nas vias, que prejudicam a mobilidade e segurança dos cidadãos.
O secretário de Infraestrutura, Marcelo Vicente, faz um apelo à população para colaborar com a manutenção da rede de drenagem e, consequentemente, da cidade como um todo. “É essencial evitar o descarte inadequado de entulho e lixo, pois além de causar alagamentos, compromete a eficiência do sistema de drenagem. Também pede que não sejam feitas ligações irregulares na rede, pois isso prejudica seu funcionamento e causa impactos negativos ao meio ambiente e à sociedade”, esclareceu.
“A gestão municipal reforça seu compromisso em trabalhar em prol da melhoria contínua da rede de drenagem, mas destaca que a participação ativa dos moradores é imprescindível para alcançar resultados duradouros e positivos para a cidade como um todo”, destacou a prefeita Cordélia Torres.