Publicidade
Durante sessão solene realizada da Câmara Municipal, realizada na manhã de 24/08, representantes do Legislativo e da Prefeitura de Porto Seguro, prestaram homenagem ao presidente da Câmara da cidade portuguesa de Belmonte, Antônio Dias Rocha, com a entrega, pelo secretário municipal da Casa Civil, Josemar Siquara, da Medalha 22 de Abril.
Participaram da solenidade - além do secretário Josemar, representando o prefeito Jânio Natal que estava cumprindo compromissos com o Governo em Salvador – o presidente da Câmara, Dilmo Santiago, vereadores, lideranças indígenas, representantes da secretaria Municipal de Educação, além de autoridades portuguesas e estudantes universitários em viagem de intercâmbio cultural a Porto Seguro.
O presidente da Câmara de Belmonte, que é também chefe do Executivo daquela cidade, agradeceu o carinho e receptividade dedicados a sua comitiva. “É um orgulho termos no Castelo de Cabral, a bandeira do Brasil hasteada 365 dias por ano, junto com as bandeiras de Portugal e de Belmonte. Esse sentimento de irmandade não é só meu é do povo de Belmonte e de Portugal. Pedro Álvares de Cabral, lá de cima, deve ter inveja da maneira como somos recebidos aqui”, brincou.
O português afirmou ainda que deseja aprender a vender seu país “tão bem assim como Porto Seguro sabe fazer”. E convidou os porto- segurenses para o lançamento oficial da Carta de Pero Vaz de Caminha na língua Pataxó, o Patxohã, além do português, inglês e francês, que será realizado ainda este ano, em Portugal. “Gostaríamos de ter uma grande comitiva de Porto Seguro conosco”, salientou.
O secretário da Casa Civil falou sobre a importância dos acordos firmados com Belmonte e outras cinco cidades portuguesas, fortalecendo os laços e promovendo a troca de informações culturais e de desenvolvimento Josemar também salientou a importância da tradução da Carta de Pero Vaz na língua cooficial, o Patxohã. “Uma nova obra histórica, que muito nos orgulha, agora com o aval da ONU e do governo português. Porto Seguro não é nosso, é de vocês, é do mundo”, resumiu.