home > noticias >

HOMENAGEM

Nos seus 200 anos, PMBA recebe homenagem da Câmara de Vereadores de Eunápolis em sessão especial

A corporação surgiu em resposta às intensas lutas pela independência

Por: Diretoria de Comunicação/CME com informações do Acervo da PMBA - Fotos: Milton Guerreiro
Publicado em 22/02/2025 12:00
Atualização:22/02/2025 12:22

Publicidade

Plenário da Câmara Municipal de Eunápolis

O presidente da Câmara de Vereadores de Eunápolis, Valdiran Marques (PSD), convocou uma sessão especial, na próxima quinta-feira (27 fev25), para homenagear a Polícia Militar da Bahia pelos seus 200 anos de história, a primeira do Brasil, “e com isso celebrar o trabalho incansável de cada policial que serve à comunidade e também destacar os avanços da corporação”, frisou o vereador.
Valdiran Marques, presidente da Câmara de Eunápolis
Na sessão desta quinta-feira (20), o presidente Valdiran Marques utilizou a Tribuna da Câmara para enaltecer o bicentenário da Polícia Militar da Bahia (PMBA), uma instituição com 200 anos de serviço dedicado à sociedade baiana.
Fonte: Acervo da PM Baiana
 
UM POUCO DE HISTÓRIA
 
A Polícia Militar da Bahia nasceu da necessidade de garantir a ordem pública em tempos de transformações históricas, logo após a Independência do Brasil na Bahia. Em 17 de fevereiro de 1825, um decreto imperial assinado pelo Conselho de Ministros do Império do Brasil e chancelado por Dom Pedro I deu origem ao Corpo de Polícia da Bahia. 
 
A corporação surgiu em resposta às intensas lutas pela independência, especialmente no território baiano, entre 1822 e 1823, que exigiram uma força capaz de assegurar a tranquilidade e proteger o povo em um período de grandes mudanças.
 
Desde então, a PMBA construiu uma trajetória atuando como uma referência de segurança da população. 
 
Em 2017, a UNESCO reconheceu o acervo documental da PMBA como patrimônio da Memória do Mundo, tornando-a a única polícia militar do Brasil a receber essa honraria. O reconhecimento destacou a importância histórica dos registros da corporação, que preservam dois séculos de atuação, consolidando a PM da Bahia como guardiã da memória e da identidade baiana.







Comentários do público:

Publicidade
0