home > noticias >

NOTÍCIAS DE PORTO SEGURO

Caia no Carnaval Cultural; Capacitação de profissionais da Saúde; Bloco Disque 100 denuncia violação dos direitos humanos


Por: Comunicação Porto Seguro
Publicado em 27/02/2025 15:31
Atualização:27/02/2025 15:57

Publicidade

 

Chegou a hora de cair na folia do Carnaval Cultural de Porto Seguro

A contagem regressiva acabou! Chegou a hora de vestir a fantasia, preparar o confete e cair na folia com os blocos do Carnaval Cultural de Porto Seguro 2025. Com mais de 60 blocos espalhados pelos corredores turísticos do destino: na sede, bairros e distritos, a festa promete agitar os foliões. Organizado pela Prefeitura o evento valoriza as manifestações populares, resgatando o som das marchinhas, sambas e muito axé, tocados por artistas locais, charangas e fanfarras que transformam as ruas em um verdadeiro baile a céu aberto.

Na sede, bairros e distritos, o desfile dos blocos já começa na quinta-feira. O circuito da Passarela da Cultura e em outros pontos da cidade serão tomados pela energia contagiante de blocos como Viva a Lambada, Dubai Folia 2025, Mamagaya, Bloco das Fraldas, O Bloquinho, Adão e Eva, entre outros, que garantem a animação. O Complexo Baianão também vai ferver com blocos como Painelão, reunindo famílias inteiras em uma festa cheia de tradição.

No Litoral Sul, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva mostram que a folia também tem seu charme em cenários paradisíacos. Em Arraial, blocos como Bandeiroza e Arrasta Vilas trazem a energia das ruas do Mucugê. Trancoso não fica atrás, com o Bloco AfroBraz sacudindo a Praça do Quadrado. Já em Caraíva, o Carnaval ganha um toque autêntico, com Filhos de Netuno e Amigos da Lua desfilando pela vila.

 

 

 

 Secretaria Municipal da Saúde capacita profissionais com Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas

Visando garantir um atendimento de qualidade e humanizado às vítimas de violência sexual, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado Ed Aquino (SAE) e da Vigilância Epidemiológica (VIEP-SAE), realizou no Hospital Deputado Luis Eduardo Magalhães a atualização do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Profilaxia Pós-Exposição (PEP) 2024.

A PEP consiste no uso de medicamentos para reduzir o risco de infecções. Disponível no SUS desde 1999, está inserida no conjunto de estratégias da Prevenção Combinada, que visa ampliar as formas de intervenção para evitar novas infecções pelo HIV, hepatites virais B e C e outras ISTs.

A profilaxia é indicada para casos de violência sexual, relação sexual consentida sem o uso de preservativo ou com rompimento deste, e acidente ocupacional (com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico).

A enfermeira Rita de Cássia da Silva Nascimento e o farmacêutico Ismar Ladeira Mendes, do SAE, conduziram o evento, que contou com a participação da equipe multidisciplinar das emergências adulto, pediátrica e obstetrícia.

 

 

 

 Bloco Disque 100 incentiva denúncias contra violação dos direitos humanos

Para os foliões do Bloco Disque 100, o Carnaval é mais uma oportunidade de aliar diversão à consciência cidadã. O Bloco é uma iniciativa que tem por objetivo alertar a população sobre a importância da denúncia de violações de direitos humanos por meio do serviço Disque 100. Esse canal, mantido pelo Governo Federal com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, recebe denúncias anônimas de casos como violência contra crianças, idosos, pessoas com deficiência, mulheres e outros grupos vulneráveis.

“A importância do bloco está em dar visibilidade ao serviço, incentivando a população a denunciar abusos e garantir que as vítimas recebam a devida proteção. Ao levar essa mensagem para as ruas, o bloco reforça o compromisso com os direitos humanos e a construção de uma sociedade mais justa e segura”, afirma Bruno Meireles, coordenador de Eventos da Secretaria Municipal de Assistência Social.

O Bloco sairá às ruas no domingo, dia 02 de março, com concentração a partir 16 horas , na Praça da Bandeira. A expectativa é de levar mais de 5.000 pessoas para avenida. Ainda tem abadás disponíveis e para adquirir, basta se dirigir a um dos seguintes pontos de troca, levando 2 kg de alimento não perecível, para distribuição às famílias carentes.

Casa do Trabalhador (Quinta e Sexta): 08h às 14h

Sup.Tio Léo Campinho (Quinta a Sábado): 08h às 19h

Sup. Tio Léo Baianao (Quinta a Sábado): 08h às 19h

Sup. Cambuí
(Quinta a Sábado)
08h às 19h

Secretaria de Assistência Social (Quinta a Sábado)
08h às 17h

Já os abadás do Bloco Não É Não estão trocados por dois pacotes de absorvente.








Comentários do público:

Publicidade
0