O chefe da equipe médica que atendeu o papa Francisco na manhã de segunda-feira disse que ele morreu rapidamente, sem sentir muita dor e não havia nada que pudesse ser feito para salvar sua vida.
Sergio Alfieri disse que foi chamado pelo Vaticano às 5h30 e chegou em 20 minutos. "Entrei em seu quarto, e ele estava com os olhos abertos", disse ao jornal Corriere della Sera.
"Confirmei que não havia problemas de segurança. Tentei chamá-lo pelo nome, mas ele não me respondeu. Naquele momento, eu descobri que não havia mais nada a fazer."
Em outra entrevista, ao jornal La Reppublica, Alfieri disse que autoridades do Vaticano sugeriram levar o papa ao hospital.
"Ele teria morrido no caminho", disse o médico. "Fazendo uma tomografia, teríamos um diagnóstico mais exato e nada mais. Foi um daqueles derrames que, em uma hora, te levam embora."