Publicidade
Prefeito Jânio Natal participa de evento em homenagem aos 50 anos da Guarda Municipal de Porto Seguro
A Guarda Municipal de Porto Seguro completou 50 anos de existência nesta sexta-feira, 9 de maio, e um evento simbólico marcou essa data com honras e homenagens à tropa que exerce papel fundamental no apoio às ações de segurança no município.
Realizado na sede da corporação, o encontro contou com a presença do Prefeito Jânio Natal; vice-prefeito Paulinho Toa Toa; secretário da Casa Civil, Josemar Siquara; presidente da Câmara, Dilmo Santiago; vereador Rodrigo Borges; comandante da Guarda Municipal Marcos de Jesus; e todo o efetivo.
Os guardas receberam certificados de reconhecimento, homenagens e uma cópia da lei que criou a corporação em 1975. “Tenho muito orgulho de todos vocês. Eu confio em vocês, acredito em vocês, a sociedade acredita e depende de vocês. Só tenho que agradecer ao trabalho que estão desempenhando”, afirmou o prefeito Jânio Natal.
Sob a gestão de Jânio, a Guarda Municipal tem tido grandes avanços, como aquisição de viaturas novas, auxílio fardamento, aprovação do Estatuto da Guarda e instituição do Plano de Carreira, além de um aumento de 100% no salário base. A atual sede passou por reforma e todas as condições de trabalho são oferecidas.
De acordo com o secretário Josemar, a tropa foi valorizada e organizada. “Hoje é um dia muito especial para homenagearmos com orgulho nossos guardas e lembrarmos de todas as conquistas desses anos, feitas pela atual administração”, completou.
Com cerca de 50 agentes em atividade, a Guarda Municipal atua 24 horas por dia na organização do trânsito, proteção de praças e prédios públicos e apoio a grandes eventos. A Prefeitura estuda a realização de concurso público para ampliar o efetivo e seguir avançando na valorização da corporação.

27 mulheres serão contempladas com curso de formação em eletricista
O prefeito Jânio Natal recebeu, nesta semana, o presidente da Neoenergia (antiga Coelba), Dr. Thiago Guth, acompanhado de colaboradores da empresa, para alinhar atualizações sobre os investimentos realizados e previstos para Porto Seguro, além de discutir novas parcerias entre a Prefeitura e a concessionária.
Uma das iniciativas confirmadas é a realização de um curso de formação para 27 mulheres eletricistas, que atuarão no município e em toda a região. As selecionadas receberão salário e benefícios que somam cerca de R$ 5.000,00 mensais.
“As mulheres estão conquistando - merecidamente - cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Fico muito feliz de poder dar minha contribuição, como prefeito de Porto Seguro, para avanços como esse “, comentou Jânio Natal.
O início do curso está previsto para julho de 2025. Mais informações estão disponíveis no site oficial da Neoenergia.

Jabuti ferido é resgatado no bairro Cambolo
Na manhã da sexta-feira (9/5), fiscais ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (SEMAC), realizaram o resgate de um filhote de jabuti, encontrado em uma residência no bairro Cambolo.
O animal apresentava um ferimento no casco e foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), onde passará por avaliação veterinária e receberá os cuidados necessários.
A ação faz parte do compromisso da SEMAC com a proteção da fauna silvestre e com a causa animal, promovendo o bem-estar dos animais e a preservação do meio ambiente.
A secretaria orienta que, ao encontrar animais silvestres em áreas urbanas, a população entre em contato com os órgãos responsáveis para garantir um resgate seguro e adequado. Comunique-se conosco pelo Disque Denúncia (73) 9824-6948

Jovem artista Pataxó leva ancestralidade à Suíça em mostra internacional
O artista indígena TxaTxu Pataxó, de 26 anos, da Aldeia Porto do Boi, próxima ao distrito de Caraíva, em Porto Seguro, marca presença na cena internacional com sua participação na exposição Dichotomie, em Genebra. A mostra inaugura o L’Espace des Arts da Fundação Paulo Coelho e Christina Oiticica no dia 27 de maio.
A parceria com Christina Oiticica nasceu do desejo da artista brasileira de voltar a trabalhar com raízes culturais brasileiras. TxaTxu interferiu nas obras com seu grafismo Pataxó e as enterrou por um ano sob uma gameleira sagrada. O resultado revela camadas de ancestralidade, natureza e espiritualidade.
A exposição, com curadoria de Marcelo Mendonça, traz pinturas, grafismos e fotografias, unindo LandArt e arte indígena em um diálogo simbólico sobre dualidade e conexão com a terra. Fica em cartaz até 31 de outubro.
Porto Seguro se projeta assim no cenário das artes plásticas mundiais, valorizando sua história e cultura originária. “Nossa, é uma honra levar a arte do meu povo para a Suíça. Uma arte que nossos ancestrais deixaram para futuras gerações, uma arte milenar. Comecei a pintar aos 8 anos aqui na reserva Porto do Boi, inspirado pelo meu tio Chauan, que me ensinou as técnicas do grafismo. Hoje levo essa arte para o mundo — a velha história do povo Pataxó, nosso grafismo, nosso costume e nossa tradição, que não podem ser perdidos”, declara TxaTxu.

Exposição “Leonel Mattos: Sem Recortes” atrai público e fortalece a cena cultural de Porto Seguro
Desde a sua abertura, a exposição “Leonel Mattos: Sem Recortes” tem encantado visitantes e movimentado a Casa de Câmara e Cadeia, patrimônio histórico no coração da Cidade Histórica de Porto Seguro. Com mais de 40 obras em exibição, entre pinturas e esculturas, a mostra já atrai uma média de 200 pessoas por dia, evidenciando o forte apelo da arte contemporânea no cenário cultural local.
Comemorando os 70 anos de vida e 55 anos de carreira do artista baiano Leonel Mattos, a exposição traduz em cores, formas e emoções a alma vibrante da Bahia, aproximando o público do universo espiritual, cotidiano e simbólico que marca sua produção. O contemporâneo Leonel Mattos nos convida, em sua arte, para uma imersão profunda nos códigos da vida que, transformados em arte, traduzem e ressignificam o ser humano numa amálgama de sentimentos e valores que saltam da tela e ganham vida dentro de nós. Sua inquietude é a sua pluralidade, e sua vida se confunde com o lirismo do fazer arte.
A iniciativa integra o projeto de ocupação cultural da Superintendência de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo, que transforma espaços históricos em verdadeiros polos de expressão artística. “A receptividade tem sido extraordinária e comprova a importância de democratizar o acesso à arte e abrir portas para a produção cultural em nossa cidade”, afirma o superintendente de Cultura, Herculano Assis.
A exposição segue aberta ao público até o dia 29 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 14h. Turistas e moradores estão convidados a prestigiar esta experiência que revela, com sensibilidade e vigor, a essência deste grande nome da arte brasileira.

Trancoso será cenário de filme estrelado por Monica Carvalho e grande elenco
As belezas e atrativos de Trancoso serão cenário do filme “Deixe-me viver”, que foi apresentado na noite desta quinta-feira, 8, em um coquetel no Favoritto Golf. As gravações estão previstas para acontecer no mês de agosto e irão reunir grandes artistas, além de uma superestrutura de produção.
Com direção de Walther Neto e produção da atriz Mônica Carvalho, que também integra o elenco, o filme conta com nomes de peso do cinema e da dramaturgia nacional.
A história gira em torno de Julia, uma jovem com câncer terminal, e sua mãe Andrea, que rompe com a rotina de tratamento da doença para viver intensamente os últimos momentos da filha, redescobrindo também a si mesma.
“O enredo propõe uma profunda reflexão sobre o tempo, o sentido da vida e a urgência de viver com qualidade ao lado de quem se ama. Dentro disso, Trancoso será uma das estrelas, com seus belos cenários e sua gente, que serão enaltecidos na história”, explicou a atriz Monica Carvalho, que concebeu essa ideia durante os dias em que passa na sua casa de veraneio em Trancoso. “A energia daqui é surreal, completamente diferente”, completou.
Durante o evento de apresentação, estiveram presentes o vice-prefeito Paulinho Toa Toa, o secretário de Turismo Guto Jones, a secretária do Litoral Sul Alessandra Quaresma, Padre Marconi, empresários do Litoral Sul, e representantes das Polícias Civil e Militar.
Segundo o vice-prefeito Paulinho, a escolha de Trancoso é uma honra e a Prefeitura dará total apoio à produção. “O filme será uma grande vitrine para mostrar ao mundo o que Trancoso tem de mais autêntico, suas belezas, sua gente e cultura. Além da visibilidade e do impulso turístico, a produção movimenta setores como hospedagem, gastronomia e serviços durante os dias de filmagem, o que também é muito positivo”, afirmou.