Áreas indígenas ganham novas escolas em Porto Seguro
Atendendo a demandas da comunidade e melhorando as condições de ensino na rede municipal de ensino, quatro novas escolas foram construídas ou reformadas nas áreas indígenas de Barra Velha, Pé do Monte e Xandó. Os alunos de Barra Velha ganharam a nova escola Indígena Pataxó Pará, com três salas de aula, banheiros, cozinha, secretaria e kigeme – área reservada para reuniões, conforme costume da cultura pataxó.
Também em Barra Velha, a Prefeitura de Porto Seguro e Secretaria Municipal de Educação reconstruíram toda a estrutura da Escola Nova Esperança. A unidade ganhou novas salas de aula e de coordenação, quadra de futebol de areia, cozinha e o tradicional Kigeme. Na Escola Indígena do Xandó, em Caraíva, os ambientes também ficaram mais favoráveis para o ensino, com cinco salas de aula e mais espaço para as demais atividades.
Regiões distantes da sede do município também foram contempladas com novos espaços para o aprendizado, como a Aldeia Pé do Monte, onde os estudantes ganharam cinco novas salas de aula, além de espaços para a coordenação, direção, amplo refeitório e biblioteca.
“Estamos estendendo esse movimento de ampliação, reforma e construção de escolas da sede para áreas mais distantes, como aldeias indígenas e escolas do campo”, diz o secretário de Educação, Luiz Leal.
Segundo ele, a intenção do prefeito Jânio Natal é melhorar as condições de ensino para os alunos, professores e demais servidores da educação. “As aldeias indígenas merecem o nosso respeito. E pela importância histórica, cultural e humana merecem uma educação equânime e de qualidade”, salienta.
O secretário argumenta que a Prefeitura “realmente está mudando a estrutura das escolas, solucionando problemas que se arrastavam há 20 anos”, acrescentando que está sendo implantado um novo padrão de qualidade do material utilizado nas construções, como a colocação de pastilhas nas fachadas e a instalação de letreiros de aço. “Quanto mais estruturadas e organizadas as escolas, melhor o desempenho dos professores e alunos”, resume.
Um Dia no Parque movimenta o Monte Pascoal com natureza, cultura e aventura
A força do ecoturismo e da valorização das culturas tradicionais se reafirma em Porto Seguro com a realização do “Um Dia no Parque”, que movimentou o Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal neste domingo, 20 de julho. A programação contou com o ritual Awê Pataxó, que abriu o evento com bênçãos dos encantados, e com a inauguração da trilha de ciclismo de 25 km em meio à floresta nativa. Também foram promovidas atividades como observação de aves, pintura corporal, arco e flecha e piquenique, reunindo quase 100 participantes de diversas faixas etárias.
A ação integra uma série de esforços pela promoção do turismo sustentável no município, fomentados pela gestão de Porto Seguro e reforçados pela atuação conjunta de instituições comprometidas com a preservação ambiental e o fortalecimento das comunidades locais. Entre os parceiros, destacam-se o ICMBio, o Parque Nacional do Pau Brasil, o Instituto O Canal, a Associação Pataxó de Ecoturismo (ASPODE), WWF-Brasil, Coalizão Pró-UCs, as lideranças indígenas e diversos voluntários.
Além de proporcionar um dia de contato direto com a natureza e os saberes ancestrais, o evento também reforça o papel dos parques como espaços de educação ambiental, inclusão e desenvolvimento territorial sustentável.
RECUROS PRÓPRIOS: Porto Seguro celebra mais de 1.500 cirurgias em hospital de Arraial d’Ajuda, praticamente zerando fila de espera
Desde que foi inaugurado em 5 de junho de 2024, o Hospital Municipal de Cirurgias Eletivas de Arraial d’Ajuda já ultrapassou a marca de 1.500 cirurgias realizadas, em procedimentos de média e alta complexidade, consolidando-se como um marco na saúde pública do município.
O prefeito da cidade, Jânio Natal, informou que o hospital é mantido com recursos próprios da Prefeitura de Porto Seguro e equipado com tecnologia de ponta, conta com dois centros cirúrgicos, 14 leitos, sala de recuperação pós-anestésica e uma equipe com mais de 50 profissionais altamente qualificados. “Já avançamos muito e ainda vamos fazer muito mais!”, afirmou.
Zerando a fila de espera
Em menos de um ano, o hospital atingiu capacidade plena e praticamente zerou a fila de espera para diversos procedimentos, incluindo laqueadura, vasectomia, varicocele, hemorroidectomia, miomectomia e postectomia. Atualmente, só permanecem em espera os pacientes com entrada registrada em maio de 2025.
“O hospital tem uma equipe médica maravilhosa, de excelência. A segurança que os médicos passam é tudo. Eles têm capacidade plena de atender a população de Porto Seguro. Essa cirurgia foi uma transformação de verdade na minha vida”, relata Wanderlane Guimarães, que enfrentava complicações relacionadas à obesidade.
Já Catiane Carolina conta que a cirurgia bariátrica foi um divisor de águas em sua saúde:
“A cirurgia bariátrica não é a cura, ela é um recomeço para uma vida melhor. Os médicos transmitem toda a segurança para a gente. Eu já estou colhendo os benefícios — consegui eliminar 13 quilos. Minha saúde mudou porque a Prefeitura de Porto Seguro me acolheu, e isso não tem preço.”
Mais de 1.500 cirurgias já foram realizadas, entre procedimentos simples e de alta complexidade. Com acolhimento e respeito, Porto Seguro está ZERANDO A FILA de cirurgias em todo o município.
Primeira cirurgia bariátrica
"Saúde de verdade é quando as portas se abrem para todos." O Hospital de Cirurgias Eletivas do Arraial d’Ajuda, construído e mantido com recursos próprios do município, a população dispõe de: atendimento humanizado, estrutura limpa e organizada, tecnologia de ponta, equipe dedicada.
“A bariátrica não foi uma escolha por estética. Foi por sobrevivência”. Após quatro anos lutando contra o sobrepeso, enfrentando pré-diabetes e dores nas articulações, Catiane encontrou na rede pública de saúde de Porto Seguro não apenas um procedimento, mas um acolhimento real. A cirurgia bariátrica, realizada com segurança e estrutura no Hospital de Cirurgias Eletivas do Arraial d’Ajuda, marcou um recomeço. Em poucas semanas, já foram 13 quilos a menos e uma vida inteira de possibilidades a mais. “O tempo inteiro me senti segura. Os médicos me passaram toda a confiança, e o acolhimento que tive aqui, nem minha família que fez no particular teve igual.” Tudo isso feito com RECURSOS PRÓPRIOS do município! Prefeitura de Porto Seguro. O Brasil nasceu aqui.