Porto Seguro abre 5º Show Tour com reconhecimento histórico e inovação no turismo
O 5º Show Tour começou nesta segunda-feira (18), no Teatro L’Occitane, em Trancoso, reunindo mais de 600 participantes, entre autoridades, empresários e especialistas do setor para debater inovação e negócios no turismo. Promovido pela ABIH Bahia e ABIH Extremo Sul, o encontro tem como tema “Turismo & Conexões na Era da Inteligência Artificial” e se fortalece como um dos mais relevantes do calendário nacional, posicionando Porto Seguro como vitrine de tendências e conexões estratégicas para o futuro da atividade turística no Brasil.
Entre as presenças de destaque estiveram Wilson Spanol, presidente da ABIH Bahia; Vinícius Oliveira, presidente da ABIH Extremo Sul; o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Onishi; e o secretário municipal de Turismo, Guto Jones, diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, além de representantes de instituições parceiras e. A programação do primeiro dia incluiu capacitações de destinos, homenagens ao trade, além da palestra principal do especialista em marketing e inovação Thiago Akira, que destacou o papel da inteligência artificial na transformação do turismo.
O ponto alto da solenidade foi a apresentação oficial do título que reconhece Porto Seguro como a Capital Mundial dos Casamentos à Beira-mar. Ao lado das cerimonialistas Naiara, Manu e Patrícia Galvão, o vice-prefeito, Paulo Onishi fez uma importante apresentação sobre este nicho e seus impactos no turismo e na economia local. “Este segmento simboliza superação, gera empregos e coloca Porto Seguro no topo dos destinos de romance do mundo”, afirmou.
Ainda como parte da programação, aconteceu o lançamento do 7º Festival Gastronômico Esquina do Mundo, que este ano traz o tema “Do Campo à Mesa”, valorizando a identidade local e o conceito de sustentabilidade na gastronomia.
Em tom de comemoração, Wilson Spanol destacou que “o Show Tour prova que o turismo baiano é feito de união e ousadia”. Já Vinícius Oliveira afirmou que “o evento é uma oportunidade de projetar a região para além das fronteiras”. O vice-prefeito, Paulo Onishi, completou que “Porto Seguro é mais que um destino turístico — é um lugar onde sonhos se realizam e o futuro do turismo se constrói com inteligência e paixão”.
O evento segue nesta terça-feira (19), em Porto Seguro, no Centro de Convenções do Portal Beach Hotel, com rodada de negócios entre hoteleiros, operadores e agentes de viagem de todo o Brasil.
Lançamento do 7º Festival Esquina do Mundo valoriza cozinha baiana e o turismo gastronômico
O aroma da Bahia se misturando ao frescor da terra. Assim começou, nesta segunda-feira (18), a solenidade de lançamento do 7º Festival Gastronômico Esquina do Mundo, em Trancoso, transformando a área externa do Teatro L’Occitane, no espaço Bisutti, em palco da culinária regional. “Este festival é um encontro que reforça a força da gastronomia como identidade cultural e motor do turismo local”, destacou o presidente da Abrasel Costa do Descobrimento, Alex di Pasquale.
Na noite de estreia, autoridades e lideranças marcaram presença: o vice-prefeito de Porto Seguro, Paulo Onishi, o secretário municipal de Turismo, Guto Jones, o diretor de Promoção da Setur-BA, Pedro Gramacho, além dos presidentes da ABIH Bahia, Wilson Spagnol, e da ABIH Extremo Sul, Vinícius de Oliveira. Com discursos que ressaltaram a importância da integração entre campo, produtores e restaurantes, o evento destacou a cozinha como elo entre tradição e inovação.
O festival foi lançado com uma cozinha show que encantou o público e antecipou o que vem por aí: uma programação diversa, que vai além da mesa e se conecta ao território. Entre os momentos mais aguardados está a “Vila do Sabor”, marcada para os dias 30 de outubro e 1º de novembro, em Arraial d’Ajuda, reunindo chefs, produtores e experiências que valorizam ingredientes locais em pratos criativos.
Sob o tema “Do Campo à Mesa – Cozinha Km 0”, a edição deste ano acontece de 1º a 16 de novembro, fortalecendo a conexão entre sustentabilidade, gastronomia e turismo. O festival é uma realização da Abrasel, com correalização da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, e conta com o apoio do Sebrae, Senac, ABIH Bahia e ABIH Extremo Sul.
Campeonato Amador do Baianão: rodada eletrizante reforça tradição e talento
A terceira rodada do 22º Campeonato Amador do Baianão movimentou Porto Seguro neste domingo, 17, com três partidas cheias de gols e emoção.
O destaque da rodada foi o Ubaldinão, que demonstrou força em campo e venceu o APF Paraguay por 3 a 0, garantindo mais três pontos na competição.
Outro duelo eletrizante foi entre Vila Rica e Gravatá FC, que proporcionaram uma verdadeira chuva de gols. Melhor para o Vila Rica, que venceu por 5 a 3.
Fechando a rodada, o Juventude FC superou a Escolinha do Cruzeiro por 1 a 0, em um jogo equilibrado e decidido nos detalhes.
Resultados da 3ª rodada:
Ubaldinão 3 x 0 APF Paraguay
Vila Rica 5 x 3 Gravatá FC
Escolinha do Cruzeiro 0 x 1 Juventude FC
Considerado uma das competições mais tradicionais do futebol amador da região, o Campeonato conta com o apoio da Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Porto Seguro fortalece rota gastronômica no 37º Congresso Abrasel em Brasília
O 37º Congresso Abrasel reuniu empresários, chefs e especialistas de todo o país para discutir o presente e o futuro da gastronomia, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília.
Representando a rota gastronômica de Porto Seguro, o presidente da Abrasel Extremo Sul da Bahia, Alex di Pasquale, aproveitou o evento para fortalecer contatos, estreitar laços com fornecedores e trocar experiências com profissionais de diferentes segmentos do setor. Também realizou a divulgação dos festivais gastronômicos da cidade — o Raízes e o Esquina do Mundo, este último com abertura marcada para a próxima semana, dentro da programação do 5º Show Tour.
Ao longo dos dois dias de programação, Alex participou de painéis e atividades que ofereceram capacitação valiosa para impulsionar a evolução da rota gastronômica local. As discussões, alinhadas ao tema “Conexões Essenciais”, abordaram inovação, gestão estratégica, tendências de mercado e aprimoramento da experiência do cliente — pontos-chave para aprimorar tanto os sabores quanto a administração de bares e restaurantes no destino.
O congresso se revelou uma oportunidade estratégica para Porto Seguro se posicionar com mais força no cenário nacional. “Ao unir conhecimento técnico e networking de qualidade, a participação fortalece o compromisso de transformar a diversidade culinária do município em um atrativo turístico cada vez mais estruturado e competitivo”, afirmou Alex di Pasquale, trazendo as novidades para serem discutidas junto ao setor.
Festival Zero Flash promete levar arte, música e cultura periférica às ruas de Porto Seguro
A cena urbana vai ganhar ainda mais cor e voz com o Festival Zero Flash – Olhar Periférico, que une artes visuais, música e cultura de rua em uma programação potente. O evento começa com a abertura da exposição Olhar Periférico na próxima quarta-feira (20), às 19h, na Casa da Lenha, reunindo obras de artistas periféricos e linguagens como fotografia, grafite, videoclipes e poesia. A noite contará ainda com bate-papo com as pesquisadoras Roberta Teixeira e Clara Fontes, discotecagem e o Slam Denúncia, trazendo rimas e versos de resistência.
A mostra segue até o dia 29 de agosto e integra o festival que, no dia 30, ocupa a Praça da Família, no Baianão, a partir das 14h. O espaço se transforma em palco para batalhas de rima, desfile de moda periférica, duelo de grafite, jam session de skate, exposições, intervenções artísticas e serviços como barbearia e gravadora aberta ao público. Tudo gratuito, com o objetivo de fortalecer a cena cultural da região.
O coletivo Zero Flash, idealizador do evento, busca ampliar a difusão da cultura hip hop na área 073, criando conexões entre artistas e comunidade. “A programação musical inclui shows de peso como Trauma e JN no Beat, além de apresentações de rap, pocket shows e discotecagem, costurando um roteiro que mistura arte, performance e convivência”, detalha o coordenador, Paulo Purusha.
O festival é um encontro de identidades e expressões que desafiam o centro e valorizam a potência criativa das periferias. “Entre a Casa da Lenha e a Praça da Família, agosto se despede com a certeza de que a arte, quando ocupa os espaços, transforma o território e fortalece quem nele vive”, frisa o superintendente de Cultura, Herculano Assis. Este projeto é uma realização viabilizada pela lei Aldir Blanc de Porto Seguro por meio da Secretaria de Turismo e da Superintendência de Cultura.