NOTÍCIAS DE PORTO SEGURO
Asfaltamento da ciclovia do anel viário; Porto Sport Club inicia temporada 2026 com elenco reforçado

Asfaltamento da ciclovia do anel viário segue acelerado e rotatórias de segurança começam a ser implantadas na localidade
As obras da ciclovia do anel viário de Porto Seguro estão em ritmo acelerado. Durante essa semana, as equipes realizaram a aplicação da camada asfáltica em um dos lados da via, enquanto o outro trecho passa por serviços de terraplanagem.
Novas rotatórias também estão sendo construídas na localidade, com o objetivo de dar mais segurança ao anel viário de Porto Seguro, que é uma importante ligação alternativa entre a Orla Norte, bairros periféricos e a BR-367.
O projeto da ciclovia atende a uma antiga demanda da comunidade e busca reduzir o alto índice de acidentes registrados na região. Além da ciclovia, contará com pista de cooper, iluminação e pontos de ônibus cobertos.
Embora a obra seja originalmente de responsabilidade do Governo do Estado, a Prefeitura de Porto Seguro assumiu a execução dessa etapa com o objetivo de acelerar os trabalhos e reforçar a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
Segundo o prefeito Jânio Natal, era necessário uma providência urgente para evitar mais mortes e acidentes na localidade. “Não pudemos esperar mais. Assumimos a paternidade e estamos fazendo uma obra de muita qualidade, com asfalto de primeira linha, planejamento e a garantia de que nossa população poderá circular com segurança”, afirmou o gestor.

Porto Sport Club inicia temporada 2026 com elenco reforçado e aposta na base
Nesta segunda-feira, 17, o Porto Sport Club deu o pontapé inicial para a temporada 2026 com a apresentação do elenco no Estádio Agnaldo Bento dos Santos, marcando o início da preparação para o Campeonato Baiano.
Cerca de 90% dos atletas já estão em Porto Seguro e passaram pelo departamento médico. Entre os nomes confirmados pela diretoria estão renovações importantes, como o goleiro Guilherme, além de Napão e Dick. O clube anunciou ainda o retorno do goleiro Matheus Cabral e a permanência de Bruno Cardoso, Sávio e Anderson Bandeira.
Reforçando sua política de valorização das categorias de base, o Porto promoveu oito jovens atletas ao elenco principal, demonstrando confiança no talento local e na formação realizada pelo clube.
A comissão técnica será liderada por Sandro Duarte, que assume como treinador principal, com Thiago Pereira no cargo de auxiliar técnico.
A estreia do Porto no Campeonato Baiano está marcada para o dia 10 de janeiro, contra a Jacuipense, no Estádio Agnaldo Bento dos Santos, o “Gigante da Feirinha”.
“O Porto Sport Club representa muito mais do que futebol. É uma ferramenta de inclusão, formação e orgulho para nossa cidade. A Prefeitura estará sempre ao lado do clube, apoiando e incentivando esse trabalho que transforma vidas”, afirmou Hélio de Paula, secretário de Esportes e Lazer.

Distrito de Vera Cruz ganhará nova área de lazer para a comunidade
As obras da nova praça de Vera Cruz começaram nesta semana e prometem transformar o espaço público em um dos pontos de encontro mais completos e agradáveis da comunidade. O projeto, desenvolvido pela Prefeitura de Porto Seguro, traz uma proposta de lazer, convivência e qualidade de vida para os moradores.
A nova praça contará com piso intertravado e uma bela fonte luminosa, que será um dos destaques do espaço. Também estão previstos um parque infantil e uma academia ao ar livre.
O projeto contempla ainda um ponto de ônibus renovado e áreas de convivência planejadas para melhorar a circulação e oferecer mais conforto aos usuários.
A obra marca mais um investimento na revitalização dos espaços públicos pela gestão do prefeito Jânio Natal, que vem se destacando com projetos como a Rotatória 2, Praça da Família, Complexo de Lazer Mamagaya, Praça da Bandeira, Praça Inaiá, Praça Manoel Ribeiro, Passarela da Cultura, Tarifa dos Pescadores, entre outros que estão mudando completamente a cara da cidade.

COP30: comitiva de Porto Seguro retorna com avanços para políticas climática e ambiental
A Comitiva de Porto Seguro, formada por dez integrantes, entre Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Causa Animal (SEMAC), pesquisadores de universidades federais, ativistas ambientais e representantes da sociedade civil organizada, retornou neste domingo (16), após participação nos mais diversos painéis e debates realizados na COP30 que segue em Belém até 21 de novembro.
Os integrantes se dividiram entre as Zonas Verde e Azul onde ocorreram os principais painéis de discussão organizados pelo Ministério do Meio Ambiente, além de outros locais na cidade onde aconteceram eventos específicos para financiamentos e captação de recursos para projetos ambientais voltados, especialmente, para redução na emissão de gases do efeito estufa e mudanças climáticas.
Temas voltados à mitigação, adaptação e execução de ações relacionadas às mudanças climáticas foram os principais objetivos, além da busca por incentivos financeiros para os projetos encaminhados pelo Município de Porto Seguro como resultado do Edital n 01/2025. Como principal avanço, a participação na COP30 marcou o ponto de partida para o início da construção da Política Municipal de Segurança Climática e do Plano Municipal de Mitigação e Adaptação, ambos alinhados ao Programa Estadual Adapta Cidades. A conferência proporcionou as bases técnicas e institucionais necessárias para que esses instrumentos sejam desenvolvidos de forma estruturada pelo município.
Durante a permanência da comitiva em Belém, ficou claro o papel dos municípios em iniciativas voltadas à preservação, conservação e recuperação ambiental de áreas degradadas, bem como, o combate ao desmatamento, queimadas e manejado inadequado de resíduos sólidos, destacando-se ações voltadas à conservação de áreas protegidas e recursos marinhos, além da busca por adaptações às mudanças climáticas como o modelo verde-cinza.