TURISMO LEGAL
Porto Seguro lança campanha de conscientização para um verão sustentável e seguro
Por: Comunicação Porto Seguro | Pub.:
21/12/2025 17:22 | Atual.:21/12/2025 17:29
Publicidade

Às vésperas da alta temporada, Porto Seguro, um dos destinos mais visitados do Brasil, lança a campanha Turismo Legal: um jeito consciente de viver Porto Seguro, trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal (Semac). A ação busca orientar turistas e moradores sobre práticas sustentáveis, respeito às normas locais e cuidados com a natureza, reforçando o compromisso do município com a preservação ambiental e o turismo responsável.

Com mais de 90 quilômetros de praias balneáveis, vida marinha abundante, restingas, manguezais e vastas áreas de Mata Atlântica, o destino se prepara para receber milhares de visitantes durante o verão. Nesse contexto, a campanha reforça atitudes que garantem a preservação da cultura, da biodiversidade e da segurança no turismo local. Entre os principais temas estão o uso consciente do protetor solar, a proteção da fauna e flora, o combate ao comércio ilegal de animais, o respeito às áreas de reservas ambientais e o incentivo à contratação de guias credenciados e agências autorizadas, garantindo experiências seguras e regulamentadas.

Outros pontos de destaque incluem orientações sobre estacionamento de ônibus em locais autorizados, como o estacionamento municipal destinado a veículos de transporte coletivo de turistas. O objetivo é promover um turismo ordenado, consciente e colaborativo, que envolva visitantes, empreendedores e a comunidade local na preservação do patrimônio natural e cultural da Terra Mãe do Brasil.

O material publicitário da campanha será amplamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Porto Seguro, incluindo site institucional, redes sociais e meios de comunicação locais, além de contar com parceria do trade ao trabalho de informação e conscientização em suas instituições. "Com linguagem acessível, identidade visual e mensagens educativas, “Turismo Legal” convida todos a fazer parte de uma nova mentalidade de viagem, onde desfrutar o paraíso também significa cuidar dele com responsabilidade", aponta o secretário de Turismo, Guto Jones.
