Depois da matéria veiculada aqui no Clic 101, com motoristas e a população reclamando contra a falta de estrutura e as péssimas condições da BA-283 em toda sua extensão, rodovia que liga os municípios de Itabela e de Guaratinga, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informa que as obras de recuperação serão realizadas a partir do próximo mês, estando previstos limpeza lateral da pista e operação tapa buracos.
Segundo o órgão, a demora em resolver o problema deveu-se a revisão de contratos e cronograma, consequentes da extinção do antigo Derba e da criação da Superintendência de Infraestrutura de Transportes da Bahia (SIT). “Os contratos vigentes precisaram ser transferidos, mediante aditivo, e o processo de transferência foi concluído. O cronograma de atividades foi revisado, e com isso as obras e serviços nas rodovias estaduais voltarão a acontecer no mês de abril”, diz a nota.
Ação do Estado, omissão dos Municípios
A resposta do Governo Estadual veio rápida, e sem ter nenhuma manifestação de prefeitos e vereadores dos municípios de Itabela e de Guaratinga, que fizeram “ouvidos de mercador” para esta questão, assim como têm feito para tantos outros problemas de interesse da comunidade, que continua entregue à sua própria sorte.
Itabela - Em Itabela, citando apenas uma das mazelas, ao invés de cuidar pelo menos de reparar os calçamentos em inúmeros locais do perímetro urbano em pleno centro da cidade, a prefeitura se preocupa em “fazer maquiagem” pintando meio-fio, em meio a processo formulado contra o prefeito Paulo Ernesto Pessanha da Silva pela ausência de comprovação das despesas realizadas com recursos da conta do Fundeb e multa por irregularidades em procedimentos licitatórios.
Guaratinga - Em Guaratinga, os ventos da crise na saúde e na educação continuam soprando fortes, além de denúncias em projeto de habitação popular e prejuízos causados ao erário, em decorrência de desapropriação ilícita e superfaturada.
MATÉRIA RELACIONADA