home > noticias >

BRASIL

PROTESTO: Doze estados são atingidos por manifestações de caminhoneiros, diz movimento


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral, com informações da Agência Brasil e do G1
Publicado em 09/11/2015 05:15

Publicidade

Caminhoneiros protestam na Marginal Tietê - Miguel Schincariol, AFPLiderados pelo Comando Nacional de Transporte, organização surgida em redes sociais sem efeito sindical, caminhoneiros iniciaram nesta segunda-feira (09) movimentos de protesto com bloqueio de algumas rodovias do país. Segundo o movimento, doze estados foram atingidos até então: São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, no Tocantins, Paraná, em Santa Catarina, no Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e em Pernambuco.  Segundo reportagem veiculada no G1, a Bahia também seria um dos estados atingidos, com interdição parcial da BR-407, Km 230, próximo de Capim Grosso.

Os manifestantes são contra o Governo Dilma Rousseff, reclamam da alta de impostos e do valor dos combustíveis, pedem aumento no valor do frete, entre outras questões.

“Somos apartidários e sem cunho político. Nós lutamos pela salvação do país, e isso só será feito a partir da deposição da [presidenta] Dilma, seja por renúncia ou por impeachment”, disse um dos líderes do movimento no Rio Grande do Sul, Fábio Roque à Agência Brasil.

Entidades da categoria divulgaram notas em que criticam o protesto. Por meio de nota, a Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) classificou como imoral “qualquer mobilização que se utiliza da boa fé dos caminhoneiros autônomos para promover o caos no país e pressionar o governo em prol de interesses políticos ou particulares, que nada têm a ver com os problemas da categoria”. A entidade disse não poder admitir que “pessoas estranhas, sem histórico algum de representação da categoria, utilizem-se do respeito que o caminhoneiro conquistou junto à opinião pública pela força e importância que exercem na economia do país”, e que paralisações, greves e protestos são legítimos desde que organizados por entidades sindicais com prerrogativa legal, e deflagradas por meio de deliberação em assembleia geral.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), entidade filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT), disse que os caminhoneiros estão sendo usados em prol de interesses políticos, e que o grupo não representa e não tem compromisso com a categoria. “Os caminhoneiros não precisam de mobilização para derrubar governo. Os caminhoneiros precisam de mobilização para regulamentar frete e preço de frete, para melhorar as condições de trabalho como pontos de parada com estrutura adequada, confortável e segura para atender suas necessidades. Quem realmente representa os interesses da categoria está trabalhando e lutando para concretizar as reivindicações dos caminhoneiros”, disse a entidade por meio de nota.



Tags:





Comentários do público:

Publicidade
0