Dando continuidade à implantação do processo eletrônico, através do sistema e-TCM, o Tribunal de Contas dos Municípios programou uma sequência de encontros para capacitação dos servidores municipais que ficarão responsáveis por enviar todos os dados que compõem a prestação de contas das Prefeituras, Câmaras e Entidades Descentralizadas. O evento, promovido pela Escola de Contas do TCM em parceria com a Diretoria de Informática, tem o objetivo de oferecer um treinamento específico sobre o novo sistema e promover simulações ao vivo de cadastramento e envio de documentos.
Programação
Encontros estão programados em Eunápolis no dia 15/02 e em Itamaraju dia 17/02, das 13:30 às 17:00 horas, nas respectivas sedes locais.
Na última sessão plenária de 2015, os conselheiros do TCM aprovaram as Resoluções nº 1337/2015 e 1338/2015, que estabelecem a obrigatoriedade do encaminhamento eletrônico da documentação mensal da receita e da despesa e da prestação de contas anual de prefeituras, câmaras municipais e demais jurisdicionados e regulamenta o processo eletrônico no âmbito do TCM/BA, respectivamente, sendo concedido o prazo de 70 dias, contados a partir da data de publicação da resolução no Diário Oficial Eletrônico, para adaptação a nova sistemática.
Os técnicos do TCM abordarão temas como o cadastramento dos responsáveis/jurisdicionados no e-TCM, geração de login e senha, cadastro de documentos mensais obrigatórios e não obrigatórios, assinatura digital, envio de prestação de contas mensal e acesso ao hotsite do e-TCM.
Durante o encontro, serão apresentados vídeos tutoriais com o passo a passo de cada atividade e demonstrações de testes ao vivo de todas as etapas. Também será realizado o cadastramento dos gestores e responsáveis que possuem o token para posterior emissão do Termo de Adesão, documento este que os responsáveis deverão assinar para ter acesso ao sistema.