O sofrimento das comunidades rurais das localidades conhecidas como Córrego da Raizinha, Forquilha e Cabeceira do Sul, no município de Guaratinga, já dura mais de três anos.
A ponte que dá acesso a essas comunidades está completamente destruída desde dezembro de 2012, e a população enfrenta toda espécie de dificuldades, inclusive o grande número de pequenos produtores ali existentes, que vê dificultado e até mesmo impossibilitado o escoamento da sua produção.
No dia 17 de abril de 2013 os vereadores, por unanimidade, aprovaram a Indicação Conjunta nº 045/2013 de autoria dos edis Gelson José de Almeida e Bronisio Gonçalves Dias Filho, sugerindo construção da ponte dos Belizários e da ponte da Raizinha.
Daquele ano até o dia de hoje, apenas a ponte dos Belizários foi construida, mas não se conhece nenhuma providência adotada pelo prefeito de Guaratinga, Kenoel Viana, para resolver a situação das outras comunidades, que seguem na sua sina de sofrimento e decepção com a administração pública do município.