Em decisão de assembléia realizada nesta quinta-feira (17) em Salvador, os funcionários dos Correios decidiram entrar em estado de greve.
As más condições de conservação do edificio sede da empresa, localizado no bairro da Pituba em Salvador, situação que já perdura há bastante tempo e que só vem se agravando, é o motivo da decisão.
Segundo o sindicato da categoria, a empresa se comprometeu em resolver os problemas do prédio, como climatização, iluminação, conserto dos elevadores e da bomba do tangue de água até esta sexta-feira. Caso a promessa não seja cumprida, não haverá expediente no local.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Urbanismo embargou o edifício, localizado na Avenida Paulo VI, por não possuir condições de habitação e segurança exigidos pela legislação municipal. Os Correios tinham 30 dias para recuperar a estrutura, mas de acordo com os trabalhadores, não houve melhoras desde então. Uma das reclamações é que uma rede de proteção continua cercando o prédio para evitar que os clientes e funcionários sejam atingidos por pedaços de concreto que caem da fachada.
A partir de abril, a estatal terá um novo centro de distribuição de cartas e encomendas, na Via Parafuso. O prédio na Pituba continuará em funcionamento apenas para parte das atividades administrativas.