O trecho urbano da BR-101 na cidade de Itabela tem sido palco de ocorrências com atropelamentos, estacionamento irregular de caminhões e carretas, além de travessia perigosa de ciclistas e motocicletas que usam as rampas existentes para encurtar caminho, colocando em risco a integridade física dos seus ocupantes e de transeuntes, além de servir como rota de fuga para praticantes de atos de criminalidade na cidade.
Segundo o Chefe de Serviço da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Eunápolis, engenheiro Aldo Apolônio da Silva, as obras de recapeamento que estão sendo executadas na BR-101 vão levar também a mudanças nas escadas e rampas existentes nas laterais da BR-101 em Itabela, com recomposição desses acessos, buscando evitar os problemas existentes com o uso irregular das rampas, sobretudo por motociclistas que insistem em não fazer os contornos pelo trevo da rodovia.
Instado pela reportagem do CliC101 sobre o perigo que tem sido a parada/estacionamento de caminhões e carretas no acostamento nas proximidades do trevo, impedindo a visibilidade dos motoristas que atravessam a rodovia, disse o engenheiro Aldo que as placas de sinalização foram retiradas do local, mas deverão ser identificados os autores da depredação e a recomposição das placas será feita.
O engenheiro do DNIT relatou ainda a preocupação com a ocupação irregular e crescente de espaços na faixa de domínio da BR-101, que terá a fiscalização intensificada, inclusive na zona urbana.
Erosão - Ainda segundo o engenheiro Aldo Apolônio, nesta etapa dos serviços que estão atualmente sendo realizados na BR-101 não está prevista a solução para os pontos onde existe erosão na rodovia, e que as alternativas têm sido a execução de alguns serviços de modo a tentar evitar o aumento do problema até que a obra definitiva venha ser contemplada.