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ÚLTIMA HORA

Eleitores que deixaram para a última hora a regularização do título enfrentam dificuldades


Por: CliC101 | Welisvelton Cabral
Publicado em 26/04/2016 03:56

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Nos últimos dias tem-se observado o grande número de pessoas na frente do Fórum em Itabela, a maioria para utilizar os serviços do cartório eleitoral da 189ª zona.

O grande número de pessoas, e as dificuldades em conseguir realizar os serviços, são reflexos de alguns fatores. Um desses fatores é aquele velho problema de deixar tudo para a última hora, outro fator é que a política está chegando e os candidatos começam a prestar aquela ajudinha de levar pessoas, principalmente das áreas mais distantes do cartório, para se regularizarem.

Uma jovem que não quis ser identificada, moradora de Guaratinga, relatou à nossa reportagem a sua dificuldade para conseguir seu alistamento eleitoral. Segundo ela, no dia de ontem (25) chegou ao cartório pela manhã, mas já não tinham fichas disponíveis para o atendimento, sendo necessário que um familiar ficasse na fila desde às 20h de ontem para conseguir a ficha no dia de hoje (26) e ela poder usar o serviço.

A jovem também relatou a grave situação de pessoas estarem vendendo fichas.

Nossa reportagem esteve no Cartório Eleitoral nesta terça-feira (26) e conversou com o Chefe da 189ª zona eleitoral, Germano Menezes.

Germano informou que estão sendo distribuídas 70 fichas por dia. O horário de atendimento também foi estendido, iniciando às 8 e encerrando às17h. O atendimento está ocorrendo de forma simultânea com relação às cidades de Itabela e Guaratinga, que pertencem à mesma zona eleitoral instalada em Itabela. Os serviços serão disponibilizados até o dia 04 de maio e a continuidade será dada após as eleições.

 

O cadastramento da Biometria está suspenso devido a demanda atual e deve ser retomado após as eleições. Estão sendo oferecidos os serviços de alistamento (emissão do título pela primeira vez), segunda via, transferências e regularização de pendências.

Para realizar os serviços, os eleitores devem estar com os documentos originais e suas respectivas cópias. A documentação necessária está relacionada abaixo.

1 - DOCUMENTO OFICIAL COM FOTO, podendo ser a carteira de identidade, ou a carteira de trabalho, ou a carteira de motorista, ou a carteira profissional, ou ainda a carteira de reservista. Caso não tenha nenhum destes documentos, pode ser apresentada a certidão de nascimento ou de casamento.

2 - COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA, podendo ser contas de luz, água, ou telefone, ou boleto de cartão de crédito, ou boleto bancário, ou nota fiscal, ou envelope de correspondência, ou contrato de locação vigente no município, ou ainda comprovante de matrícula de 2016.

ATENÇÃO PARA ALGUMAS OBSERVAÇÕES!
A carteira de motorista não serve para alistamento/emissão do 1º título.

As carteiras profissionais só podem ser usadas se forem emitidas por Conselhos Regionais.

Para alistamento (emissão do 1ª título), se o eleitor for do sexo masculino, entre 18 (completos em 2015) e 45 anos, deve apresentar o certificado de alistamento militar ou reservista.

O comprovante de residência deve ter sido emitido no máximo até três meses.

Segundo o Chefe do Cartório Eleitoral, o Juiz da Comarca está solicitando Oficiais de Justiça que verifiquem se alguns endereços fornecidos por eleitores são realmente os seus locais de morada. Caso o endereço fornecido não seja de fato o de moradia, o eleitor responde criminalmente.








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