Um áudio circula na internet com indicação de que teria sido produzido por um “ex-comandante de operações de multas e recursos do Estado do Paraná”, no qual o autor denuncia a nova lei que obriga o uso de faróis baixos ligados nas rodovias brasileiras.
“Eles inventaram a desculpa que é pra aumentar a segurança, aumentar a visibilidade, mas na verdade não existe nada disso. Nenhum outro país do mundo é obrigatório utilizar os faróis ligados. Pode ver: Alemanha, Estados Unidos, Japão, nenhum é obrigatório usar, ou seja, só aqui no Brasil que é perigoso. Lá nos outros países que têm velocidades ainda maiores não é perigoso”.
Motivo, segundo o autor do áudio:
“Os radares móveis nas rodovias têm um erro de cerca de 40 a 50% na detecção da alta velocidade. Com os faróis ligados, o farol funciona como uma espécie de ponto de referência pro laser conseguir detectar. Então o erro cai pra 2% ou seja, o faturamento de multa nessa época de crise vai aumentar cerca de 40 a 50%, vai aumentar porque agora vai ser muito difícil deixar escapar algum carro. Esse é o verdadeiro motivo da utilização dos faróis altos”.
“Falcatrua”
E finaliza o autor do áudio: “Então divulguem esse áudio da verdadeira sacanagem que é isso daí. Dentro da cidade parece que não é perigoso porque não é obrigatório utilizar os farois ligados. Então dá pra ver aí que é falcatrua isso daí velho”.