O horário de verão começa à 0h do próximo domingo (20/10) e termina em 16 de fevereiro de 2014 em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. Os moradores dessas três regiões deverão adiantar o relógio em uma hora.
A Bahia não vai aderir à medida. Mas embora esteja fora, quem precisa utilizar principalmente os serviços bancários vai precisar estar atento à hora de Brasília.
Bancos - Em Itabela, a partir da próxima segunda-feira (21/10), as agências bancárias vão funcionar em horário diferenciado. Em vez de iniciar os serviços às 10h, os bancos vão abrir às 9h e encerrar o expediente às 14h, uma hora mais cedo.
Correios - Nos Correios, não haverá nenhuma mudança, permanecendo o horário normal de expediente, das 08 às 16 horas ininterruptamente.
Viagens - Os horários de voos também seguem a hora-padrão de Brasília. Portanto, quem comprou passagem antecipada, deve ficar atento a possíveis modificações no embarque e desembarque.
Televisão - Como a maioria dos programas de televisão das principais emissoras são gravados no eixo Rio-São Paulo, a programação da televisão também será alterada. As novelas, jornais e demais conteúdos nacionais vão começar uma hora mais cedo.
A prática do horário de verão no Brasil vem sendo adotada sem interrupções desde 1985, com algumas diferenças nos estados e períodos de duração. O principal objetivo dessa medida, segundo o governo, é proporcionar o melhor aproveitamento da luz natural, reduzindo o consumo de energia entre as 18h e as 20h.
Informações do Operador Nacional do Sistema Elétrico atestam que em 2012/2013 o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico nos estados em que a alteração foi implementada.