Precisamente no dia 04 de junho de 2016, o prefeito de Guaratinga trouxe autoridade do alto escalão governamental, deputado, fez carreata pelas ruas da cidade, culminando com inauguração de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Vianão.
Na ocasião, o prefeito definiu a UBS como de padrão hospitalar a oferecer atendimento adequado e humanizado à população. Ocorre que menos de seis meses depois da inauguração pomposa, a UBS dá mostras de que não resistiu à primeira chuva, sendo alagada e apresentando problemas de infiltração no teto e paredes, consultório odontológico parou de funcionar por falta de manutenção de equipamentos, é o que dizem moradores da comunidade guaratinguense e relata um leitor.
Ainda segundo o leitor, o teto de gesso, que já estaria rachado e foi pintado às pressas para a inauguração, pode vir a cair com as infiltrações, o perigo seria iminente com duas caixas d´água logo acima da recepção, e as providências para resolver os problemas parecem não existir por parte dos responsáveis da prefeitura de Guaratinga.