A Ordem dos Advogados (OAB) Subseção Eunápolis encaminhou ofício ao Governador do Estado da Bahia relatando a situação precária em que se encontra a Delegacia da Polícia Civil da cidade de Guaratinga, formulando cobrança institucional acerca da premência de uma reforma estrutural.
Em resposta através ofício (Ver aqui), o diretor do Departamento de Polícia do Interior, Ricardo Esteves Brito Costa, informa que a solicitação da OAB foi encaminhada à Coordenação Executiva de Infraestrutura da Rede Física, responsável por reformas e construções de prédios da Segurança Pública e Polícia Civil.
Diz ainda que o quadro funcional daquela Delegacia conta atualmente com 01 (um) Delegado de Polícia substituto, 01(um) Escrivão de Polícia e 01 (um) Investigador de Polícia, situação similar a algumas unidades do interior do Estado.
Dada a urgência que o caso requer, diante da precariedade daquela Delegacia, como informa a OAB, o ofício recebido não aponta soluções concretas, mas apenas encaminhamentos, que, diante das dificuldades propagadas pelo governo, certamente serão postergados não só em Guaratinga, mas também em municípios circunvizinhos.
E enquanto isso, os problemas estruturais e as dificuldades operacionais só tendem a recrudescer cada vez mais.