A prefeita de Guaratinga, Christine Pinto, recebeu na manhã desta quarta-feira (4) em seu gabinete a diretoria da APLB Sindicato, oportunidade em que assuntos relevantes foram discutidos, entre eles o pagamento dos salários de dezembro, repasse sindical dos meses de outubro e novembro de 2016, concessões de enquadramentos feitos na gestão anterior.
O presidente do sindicato, Orlandy Pereira Silva, fez um relato da situação vivenciada até então no setor educacional, que a mídia local e regional teve oportunidade de acompanhar e registrar, com paralisações, greves, demandas judiciais, num clima de constante intranquilidade e prejuízos para os servidores e para a classe estudantil.
A prefeita Christine Pinto relatou que ainda não foi possível regularizar questões legais junto a instituições financeiras e que não pôde ter acesso a todas as contas do município, lembrando que algumas pessoas já receberam salários de dezembro, fato decorrente do emaranhado de problemas deixados pela gestão anterior. Segundo o secretário de Finanças, Dewar Silva, não foi encontrado nenhum documento físico referente a folha de pagamento no período dos últimos quatro anos, transferências foram feitas no final do mês de dezembro, restando na conta do Fundeb apenas o valor de R$ 169.954,31.
Buscando a transparência e a seriedade na gestão pública, será enviado mensalmente à APLB o extrato da conta do Fundeb, ficando acordado que o Poder Executivo enviará ao Sindicato uma proposta para ser analisada em assembleia da classe. Sobre decisão judicial de que o não repasses dos valores sindicais poderia implicar em bloqueio de verba, a prefeita Christine enfatizou que “ordem judicial não se contesta, se aplica”.
Participaram da reunião com a prefeita Christine Pinto, os dirigentes da APLB Orlandy Pereira – presidente, Elizabete Ribeiro – vice-coordenadora e Aliny de Paola – tesoureira, a presidente da COPEA – Joseli de Souza e sua vice, Mariléia Gregório, além dos representantes do Poder Executivo: Dewar Silva – secretário de Finanças, Francisco Carlos – secretário de Educação, Richardson Silva – Tesoureiro, Derivaldo Mendes – diretor de RH e o Dr. Adauto Azevedo – Consultor Jurídico.