A prefeita de Guaratinga Christine Pinto (PSD) e seu secretário de Infraestrutura, Bronísio Filho estiveram reunidos na última sexta-feira (20) com os moradores da comunidade Vila Senhor do Bonfim, antiga Escadinha, de quem ouviram demandas e sugestões, encontro realizado nas dependências da Igreja Católica da localidade.
Melhorias no abastecimento de água, coleta frequente do lixo, saúde, transporte escolar, construção de redutores de velocidade, maquinário para limpeza de ramais e limpeza de acostamentos da rodovia, foram alguns dos temas apresentados por cerca de uma centena de pessoas da comunidade, que também apresentaram sugestões para o desenvolvimento das ações discutidas.
Christine e Bronísio agradeceram a presença de todos e ressaltaram a importância de ouvir a comunidade. “Viemos aqui para ouvir os anseios da comunidade e levantar as prioridades das demandas a serem cumpridas. Vamos procurar atender todos os pedidos, mas sempre com responsabilidade”, enfatizou a prefeitam ao lado do secretário, que tiveram a oportunidade de conhecer através das demandas, a real situação dos moradores e discutir as medidas a serem tomadas, com o novo método de gestão do executivo, que terá como foco o cumprimento das metas.
A água tem sido para os populares um problema constante, pois com o crescimento da população da comunidade, o abastecimento passou a ser insuficiente, necessitando de melhorias no sistema. Pouca coisa ou quase nada foi feito pela gestão anterior para resolver os problemas. Dois poços artesianos com vasão de 20 mil litros, e apenas uma caixa d’água que serve como reservatório foram implantados há mais de 5 anos pela CERB (Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia), e agora necessita de reparos e aumento no sistema de abastecimento. Quanto a isso, a prefeita esclareceu que em breve a CERB estaria enviando ao município um técnico para fazer levantamentos das necessidades nas comunidades guaratinguenses beneficiadas pelo convênio de perfuração de poços e sistemas de abastecimento, incluindo a Vila Senhor do Bonfim.
Ainda com relação ao abastecimento, os populares solicitaram da prefeita a nomeação de um funcionário para cuidar da água, bem como sua distribuição nas residências. De imediato ela aproveitou a presença da maioria dos moradores e deixou que eles escolhessem o seu representante. Gilmar D. Conceição foi aclamado por unanimidade e será nomeado pela prefeita.
Na área de saúde, que não teve frequência no atendimento médico nos últimos anos, os moradores listaram a construção de um posto de saúde no local. A prefeita disse que no momento não teria como atender, porém informou que já colocou em andamento o projeto de unidade de saúde móvel, com visitas programadas de profissionais de saúde para atender a população no local.
Quanto ao lixo, que é coletado a cada 15 dias, a prefeita disse que irá entrar em contato com a empresa responsável pela limpeza pública, para que planeje e passe a fazer a coleta no local a cada 8 dias, sendo que os populares terão uma área reservada para depositar até o momento da coleta.
Mesmo com a cobrança da taxa CIP – Contribuição de Iluminação Pública, nas contas de energia, colocada em prática pela gestão anterior, à noite a iluminação no local é deficiente, e por conta disso os moradores têm receio de sair de suas casas, com temor de assaltos e outras ocorrências. Em resposta a esse problema, a prefeita disse que já enviou oficio à Coelba pedindo informações sobre os créditos para o município, ou seja, qual a conta em que estariam sendo depositados os valores descontados nas contas de energia, pois até o memento não foi identificado o repasse em nenhuma conta a que se teve acesso.
Por falta da frequência do transporte escolar, muitos alunos da comunidade passaram a estudar nos municípios vizinhos, outros desistiram e alguns perderam o ano, tanto na rede pública municipal quanto na estadual. Esse problema a prefeita pretende resolver o mais rápido possível, tendo em vista a aproximação do início das aulas nas duas esferas, e disse que solicitará ao secretário municipal de Educação que faça um levantamento estratégico para atender todos os estudantes.
A limpeza dos acostamentos da BA 283, dentro dos limites da comunidade, a prefeita quer contar com o apoio dos populares e realizar um mutirão para dar mais espaço a mobilidade dos moradores na via. A construção de quebra-molas próximos à escola será mais uma forma de redução de velocidade de veículos, porém, é necessário aguardar o inicio da operação tapa-buracos da BA 283, pois a prefeitura já conseguiu junto aos órgãos responsáveis do estado a massa asfáltica que será utilizada na operação. Quanto ao pedido de máquinas pesadas para a recuperação dos ramais, a prefeita alertou sobre a decadência em que encontrou as máquinas e equipamentos do município, e já está prestando atendimento às estradas dos povoados, as quais se encontram em estado precário.
O morador da localidade conhecido por “Duca” falou por todos e agradeceu pela presença da prefeita. “Não temos como medir a satisfação em receber a prefeita aqui na nossa comunidade, com apenas 20 dias de governo. É muito bom tê-la aqui junto conosco, fora do prédio da Prefeitura. Espero que ela continue com essas visitas e passe sempre por aqui. Está de parabéns!”, afirmou “Duca”.
Christine,que recebeu os aplausos da comunidade em forma de agradecimento e compreensão pelo gesto de humildade em discutir tais necessidades com a população, reafirmou o compromisso de permanecer firme na luta para garantir melhorias de vida para o povo de Guaratinga. “Nossa administração será participativa e quem definirá as prioridades das intervenções da Prefeitura será a própria população. Aqui, são vocês”, disse a prefeita aos moradores no final da reunião.
Fotos: Estêvão Silva