Em uma coletiva de imprensa nesta manhã de quarta-feira (19) na Delegacia de Polícia Civil de Itabela, o delegado titular Robson Andrade falou sobre o melhoramento da sistemática para bloqueio de aparelho celular e restrição de roubo para veículos.
O bloqueio do celular faz com que o crime do roubo se torne inútil, já que geralmente a intenção do assaltante é vender o aparelho, e com o bloqueio o smartphone não pode mais se conectar a nenhuma operadora.
Quando um veículo é roubado, em sistemas online de consulta pela placa do veículo ele passa a apresentar a restrição de roubo. Antes o processo poderia demorar até 30 dias, e com as mudanças, após o registro do boletim de ocorrência, com a documentação do veículo e uma simples mensagem via WhatsApp encaminhada à 23ª COORPIN, o delegado consegue colocar ou retirar o veículo da restrição de roubo.
O processo para bloqueio de celular também exige que a vítima registre o boletim de ocorrência, e com seus documentos pessoais e o número da linha telefônica que era usada no aparelho o bloqueio também é imediato. Para bloquear o celular antes era preciso ter o IMEI, que é como se fosse o chassi do aparelho, o que dificultava bastante o processo.
O sistema funciona da mesma forma para todas as delegacias integrantes da 23ª COORPIN.