O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, estará em Porto Seguro e Eunápolis, nesta sexta-feira (19), para assinatura de convênios com as prefeituras das duas cidades. Os documentos garantirão apoio das gestões municipais no processo de recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores.
Em Eunápolis, a cerimônia está marcada para 9h30, na Câmara Municipal (Avenida Europa, 549, Dinah Borges). Já em Porto Seguro, a solenidade tem início previsto para 17h e acontece na Câmara Municipal (Rua Pero Vaz de Caminha, Praça ACM, Centro).
Até o momento, dos 77.501 eleitores de Eunápolis, apenas 13.558 (17,49 %) já têm a digital cadastrada. Em Porto Seguro, dos 88.777 eleitores, somente 12.267 (13,82%) estão biometrizados. Na Bahia, dos 10.617.842 eleitores, 1.851.438 (17,44%) foram recadastrados.
Sobre o recadastramento
Pensando em tornar ainda mais seguro o processo de votação eletrônico, a Justiça Eleitoral adotou o sistema biométrico, utilizado para identificação do indivíduo por meio da assinatura, das impressões digitais e do reconhecimento de face. O objetivo principal da biometrização dos eleitores é garantir ainda mais segurança ao processo de votação.
O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título.
O recadastramento biométrico obrigatório está sendo realizado pelo Tribunal baiano, em Eunápolis, Porto Seguro e em mais 50 municípios, desde fevereiro deste ano e deve ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. O cidadão que não fizer o procedimento dentro do prazo terá o título cancelado.