A quadrilha interestadual, envolvida em roubos, tráfico de drogas, receptação e falsificação de documentos e com ramificações na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, foi desarticulada com a prisão do líder Edmar Gomes de Souza, o “Biba” ou “Pipiu”, e de mais 15 comparsas, durante a Operação Caraíva. Investigadores da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Eunápolis) cumpriram os mandados judiciais de prisão, expedidos pela comarca de Porto Seguro, com o apoio de policiais civis capixabas.
Edmar Gomes de Souza, o “Biba” ou “Pipiu”
Investigado desde janeiro deste ano, o grupo criminoso atuava na maioria das cidades do sul baiano, a exemplo de Itabuna, Porto Seguro, Eunápolis, Itabela, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto, Prado, Alcobaça e Ibirapuã, além de municípios capixabas e mineiros.
Biba e os parceiros praticaram dezenas de roubos em propriedades (fazendas e sítios) situadas na zona rural de vários destes municípios e tomaram de assalto diversos veículos e motocicletas, em especial na BR-101.
Capturado em Vila Velha, Biba estava em companhia da mulher Darlane Paula Batista, de Leonardo da Silva Matias, o “Léo Capivara”, e dos irmãos Bruno e William dos Santos Gomes. Eles escondiam duas pistolas calibre ponto 40, dois revólveres calibre 38, três carabinas calibre 38, quatro máscaras tipo brucutu, farta munição de diversos calibres, rádios comunicadores, coletes antibalísticos, notebooks, dinheiro e joias. Com a prisão de Biba, foi elucidado um recente roubo em Vila Velha, praticado num armarinho.
Os policiais prenderam Hélder Ferreira Gomes, em Eunápolis, oportunidade em que foi ainda capturado Eracto Bispo de Jesus.
No mesmo dia, também foram presos Valmir Jesus dos Santos, Fabrício Ramaciote Santos, Severino Luiz de Mesquita Neto e Adnélia dos Santos, em Itabela, e Vagner Castro dos Santos, o “Fi”, em Teixeira de Freitas. Integrante da mesma quadrilha, Uilian Martins dos Santos foi preso em Itapebi.
Fabrício Ramaciote Santos a esquerda na imagem.
Já Carleonis Andrade Silva, o “Zóio”, Aílton Ribeiro de Jesus e Vagner Martins dos Santos tinham sido capturados no dia 24 de outubro, em Porto Seguro.