home > noticias >

OPERAÇÃO VORTIGEM

Polícia Federal cumpre mandados de condução coercitiva e busca e apreensão no Tribunal de Justiça da Bahia

Operação investiga suposto vazamento de voto de relatores, informações sob sigilo no Tribunal

Por: CliC101
Publicado em 07/07/2017 05:04

Publicidade

Operação da Polícia Federal foi deflagrada na manhã de hoje (sexta-feira 7/7) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), com o objetivo de investigar vazamento de informações sob sigilo no TJ-BA, em troca de vantagens.

É prática comum que os relatores disponibilizem seus pareceres, dias antes da sessão de julgamento, a fim de que os magistrados tomem conhecimento do processo e, caso necessário, possam se declarar suspeitos ou impedidos para julgar tal situação.

Os votos, acessíveis apenas aos desembargadores da corte por meio de senha, teriam sido vazados para as partes dos processos. Assim, a suspeita é de que a Polícia Federal investiga nos gabinetes do TJ-BA o envolvimento de magistrados no repasse desses relatórios.

 

Foto: Reprodução TJ-BA

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão e quatro conduções coercitivas, e entre os alvos estaria ao menos um desembargador.

 

A operação acontece por determinação do ministro Og Fernandes, do Superior Tribunal de Justiça. De acordo com a Polícia Federal, todas as medidas acontecem na Região Metropolitana de Salvador.

 

Os agentes da Polícia Federal chegaram à sede do Tribunal, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), por volta das 7h30 da manhã em carros não oficiais, e eriam saído por volta das 9h.

 

O nome da operação é uma referência a Vortigem e Rowena, um texto dramatúrgico apócrifo falsamente atribuído a William Shakespeare.

 








Comentários do público:

Publicidade
0