Informações disseminadas nas redes sociais dizem que o eleitor que não realizar a biometria seria multado em R$ 150 e seus documentos seriam cancelados.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) se pronunciou sobre o assunto e negou a informação.
Embora a notícia sobre a multa não passe de um boato, o procedimento é obrigatório e pode causar prejuízos para o eleitor. Caso não realize a biometria, por exemplo, a pessoa terá o título cancelado e não poderá receber benefícios sociais do governo, tomar posse em concurso ou pedir empréstimos e bancos públicos.
Na Bahia, 51,62% dos eleitores já realizaram o procedimento.
Em Itabela, o Cartório Eleitoral, que também atende aos moradores de Guaratinga, o horário de funcionamento foi extendido até as 18h00, de segunda a sexta-feira, exclusivamente para atendimento aos eleitores que pretendem realizar o recadastramento biométrico, sendo atendidos 100 pessoas diariamente, com 57 atendimentos feitos através agendamento pelo endereço eletrônico http://www.tre-ba.jus.br), e mais 43 atendimentos normais por meio de senhas.
No endereço eletrônico informado (http://www.tre-ba.jus.br) o eleitor também poderá consultar a documentação necessária para fazer o recadastramento biométrico.