Com a proximidade das festas de fim de ano e mais dinheiro circulando com o pagamento do 13º salário, a polícia civil do Estado alerta a população para o aumento considerável de diversas modalidades de golpes aplicados pela ação de estelionatários.
Falsas ofertas – Segunda a polícia, são freqüentes golpes que envolvem anúncios falsos de venda de produtos, planos de saúde e seguros de vida.
Geralmente, os estelionatários anunciam em jornais e, quando a pessoa entra em contato, eles oferecem valores altíssimos para empréstimo. Mas, a condição para que sejam liberados é que a pessoa deposite, em uma conta bancária, uma quantia em dinheiro.
Há casos de criminosos que utilizam como arma histórias comoventes envolvendo crianças, idosos, doentes e portadores de deficiência.
Perfil - Bem vestidos, com boa aparência e grande poder de convencimento, é geralmente o perfil do estelionatário, que tem sempre o papo agradável. A vítima se deixa levar por falsas promessas e vantagens, como altas quantias de dinheiro. Inocentes, as pessoas se deixam levar pela atração pelo dinheiro e vão se entregando, deixando pistas e acabam caindo no golpe.
Segundo a polícia, mulheres e idosos são as vítimas mais frequentes, pois, para os golpistas, são alvos fáceis.
Principais cuidados para evitar cair em golpes:
Lugares - Locais com grande concentração de pessoas são os escolhidos por estelionatários para agir;
Dados - Nunca ofereça dados pessoais, número de documentos e informações referentes a contas bancárias ou senhas a pessoas desconhecidas;
Lábia - Na maioria das vezes, criminosos utilizam histórias comoventes e são insistentes;
Dinheiro - Desconfie de vantagens e de favores oferecidos por estranhos. Fique atento em locais públicos;
Compras - Esteja atento a sacolas de compras, carteira e a bolsa. Procure não apoiá-las ou deixá-las aos cuidados de estranhos;
Senhas - Nunca ofereça senha bancária ou de cartão de crédito a desconhecidos no ato da compra;
Documentos - Evite sair com todos os documentos na carteira. Selecione apenas o necessário;
Ajuda - Não aceite auxílio de estranhos ao utilizar caixas eletrônicos.