Com apresentação de painéis e debates durante toda a sexta-feira (18/05), advogado(a)s e estudantes de direito do extremo sul do estado lotaram o auditório do Centro de Convenções do Hotel Porto Napolis, em Eunápolis, em evento realizado pela OAB/Eunápolis, através do Conselho Consultivo dos Jovens Advogados, com apoio da OAB/BA, ESA - Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes e CAAB, que reuniu uma grande quantidade de advogados para debater os desafios e perspectivas dos jovens advogados.
“Este é um momento único, de encontro, reflexão, e de a gente tentar encontrar caminhos para superar a crise que estamos vivendo. Também é um momento de fomentar a esperança para que os jovens advogados e advogadas possam, juntos articular as tramas para a superação dos desafios”, destacou a Tesoureira da OAB-BA, Daniela Borges.
O Anfitrião, presidente da OAB Subseção de Eunápolis, Alex Ornelas, também fez discurso voltado à esperança. “Mais do que falar sobre os desafios dos advogados em início de carreira, esse evento tem como objetivo debater o futuro e novas perspectivas. Queremos aproveitar que estamos todos juntos e unidos para transpor os obstáculos oponíveis ao exercício da advocacia” ressaltou.
Ao destacar o trabalho de interiorização da jovem advocacia realizado pela OAB-BA, o presidente do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Hermes Hilarião, afirmou acreditar na persistência como alternativa à crise e valorização da classe. “Se a gente tiver união, garra e nunca perder a esperança, com certeza teremos uma advocacia mais fortalecida e unida no propósito de exercermos a profissão de forma digna”.
Para o diretor de Relacionamento com o Interior do Conselho Consultivo da Jovem Advocacia, Rene Viana, “é muito importante que a OAB chegue para quem mais precisa”. “O advogado do interior precisa muito e o jovem advogado precisa ainda mais”, pontuou.
O presidente da CCJA da OAB/Eunápolis, Marcos Til, falou do evento como "uma oportunidade de trocar experiências com colegas que têm um pouco mais de estrada, assimilando informações que serão valorosas para a formação de uma advocacia mais forte, que é o objetivo da OAB”.